Manhuaçu: Saúde bucal encerra 2015 com saldo positivo

saude-bucal-radio-entrevista2015, para muitos, foi um ano a ser esquecido. Crise por todos os lados! Apesar disso, Manhuaçu tem muito o que comemorar. Dentre as razões, o significativo avanço no serviço de saúde bucal do município. Em entrevista à Rádio Manhuaçu, no último dia 23 de dezembro, o coordenador do setor, Keller Filgueiras, fez questão de fazer um comparativo entre o antes e o depois da gestão “Um Tempo Novo”. Os números impressionam. O odontologista ainda anunciou novidades no serviço para 2016.

“O que falamos na entrevista foi justamente sobre como conseguimos evoluir em termos de levar saúde bucal à população, principalmente no que diz respeito à evolução dos PSFs, os Postos de Saúde da Família” – diz Filgueiras. “Nós saímos de 11% de cobertura, até 2012, e, com a entrada do prefeito Nailton Heringer, já saltamos para 46% de cobertura, em três anos de gestão. É um número realmente astronômico” – disse o odontologista. Desde a implantação do programa Brasil Sorridente, pelo Governo Federal, ocorrido no ano de 2003, até o ano de 2012, o município consegui atingir apenas 11% de cobertura. De 2013 até 2015, o Governo de Manhuaçu alcançou a marca de 46% de cobertura, um avanço nunca antes visto.

“Isso para nós, enquanto profissionais da saúde bucal pública, é um ânimo, sentimos que a coisa está andando” – pondera Keller Filgueiras. “É a odontologia como a gente vislumbra, como a gente vê. Por exemplo, um paciente de uma determinada comunidade, que era alcoólatra e recebeu todo um tratamento, inclusive estético, viu o resultado, melhorou sua auto estima e abandonou a bebida. É essa odontologia que a gente precisava recuperar, uma odontologia de resultados, e esse é só um dos muitos exemplos que temos” – alegrou-se Filgueiras. “É um avanço muito grande para o usuário, mas também para nós profissionais, porque nos estimula. Nossa produção, em termos de número de procedimentos, tem sido alta, temos conseguido manter e até superar nossas metas mensais. Isso porque nossos profissionais estão motivados” – enaltece.

O coordenador do serviço odontológico de Manhuaçu, por fim, anunciou novidades para este ano de 2016. A partir de agora, o município oferece a implantação de dentaduras e os chamados ‘roachs’. “Quantos anos eu trabalho na saúde pública vendo pessoas extraindo dentes e saindo banguelas, muitas delas sem condições de pagar por uma prótese de qualidade” – consternou-se o odontologista. A partir de agora, todo o paciente atendido pelo sistema de saúde bucal público com necessidade das próteses, terá esse direito.

 

Novas unidades em 2015

No ano de 2015, foram três novas unidades de saúde bucal implantadas, uma em Vilanova, outra no Distrito de Dom Correia, e mais uma no Bairro Engenho da Serra. Todas elas com atendimento diferenciado ao paciente, cobertura integral, e o mais importante: em sua própria comunidade. Cabe ressaltar que os avanços foram possíveis com a autorização do Ministério da Saúde, porém nenhum repasse ainda foi feito para manter os serviços, ou seja, o Governo municipal tem arcado com esse custo, que não é de sua responsabilidade. O Ministério da Saúde afirma não ter previsão de repasses. Isso demonstra o compromisso e a responsabilidade do Governo de Manhuaçu em não comprometer a assistência à população, mesmo em meio à crise.

“Estamos avançando graças ao apoio político do prefeito Nailton, que sempre colocou-se aberto a esse tipo de condução. Creio que é uma parceria, não fazemos nada sozinhos” – enaltece Filgueiras. “Tanto que os governos anteriores tinham coordenadores de saúde bucal com boa vontade, com a mesma visão que nós temos, mas não tinham apoio político, por isso o avanço foi pouco” – lamenta.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *