Manhumirim: Cidade recebe prefeitos em reunião do CBH Águas do Rio Manhuaçu

cbh-reuniao-manhumirim cbh-reuniao-manhumirim-2O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu realizou reunião no Plenário Oswaldo Frossard, da Câmara M. de Manhumirim, no último dia 25/11. Integraram a mesa de honra o Presidente do Comitê, Senisi Rocha; Presidente da Câmara Municipal, Roberto Belarmino; Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer; Secretário M. de Administração, Luciano Borchio (rep. da Prefeita Darci Braga); Vice-presidente do Comitê, Genilson Tadeu Silva;Secretária-executiva Isaura Paixão, e aSecretária executiva adjunta, Flávia Herculano (Cooperativa Aguapé – Manhumirim). Também presentes os Prefeitos José Carlos Pereira (Luisburgo), Marinalva Ferreira (Simonésia) e Ademir Conrado (Martins Soares);Vereadores de Manhumirim:Hélio Mendonça e João da Casa Franco;Secretário M. do Meio Ambiente, Dhiarles Braga, Diretor do SAAE, Frederico Franco, e o presidente do CODEMA, Frances Ley Melo, e Kildaire Brandão (IEF), além de secretários municipais e representantes de órgãos ambientais de outras cidades que também compõem o comitê.

Oito municípios foram contemplados com a edição impressa luxo do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), durante a solenidade. Estes municípios cumpriram todas as metas estipuladas no planejamento para a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, no decorrer do ano. A publicação foi elaborada pela Vallenge Consultoria de Projetos e Obras e apresenta diagnósticos e ações a serem executadas em cada cidade, no que diz respeito à destinação e reciclagem do lixo, abastecimento de água, drenagem da água pluvial e rede de esgoto. Os municípios que implantaram com sucesso todas as etapas do plano no ano de 2015 foram: Luisburgo, Chalé, Durandé, Reduto, São José do Mantimento, Manhuaçu, Simonésia e Martins Soares.

O presidente do Comitê, Senisi Rocha, disse que os planos de saneamento básico foram frutos de um investimento de mais de três milhões custeados pelo CBH: “Ainda vamos contemplar mais oito municípios, lembrando que há aqueles que estão fazendo seus planos através da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde)”. A Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu e seus afluentes atingem 23 municípios e o comitê tem realizado trabalhos em diversas frentes.

Senisi Rocha avaliou esta reunião, considerando que ‘foi bastante significativa com a presença representativa dos segmentos, sociedade civil, poder público e os usuários. Fechamos o ano com chave de ouro. Estou assumindo agora e destaco o trabalho importante da ex-presidente Isaura Paixão. Foi o melhor ano do CBH Manhuaçu com a entrega dos planos de saneamento básico para oito municípios e já contratamos outros oito para mais cidades que serão contempladas’, anunciou. Senisi destacou que a escassez de água tem despertado a atenção por causa da falta do recurso natural e lembrou que esta situação começou a ser avisada há vinte anos, mas as pessoas não acreditaram e o problema chegou antes do que se imaginava. ‘Retiramos muito mais água do que devolvemos aos lençóis subterrâneos, por isto a situação está ficando séria. Deveríamos ter investido mais, principalmente nas propriedades rurais, criando meios de alimentar mais o lençol freático. […] Teríamos as nascentes mais perenes e abastecendo nossas comunidades com tranquilidade, mas não fizemos o dever de casa e o desafio agora é compensar este atraso. Quando tem chuvas, todo mundo esquece, mas, quando vem a escassez no abastecimento todo mundo se alarma. É hora de termos mais responsabilidade com o meio ambiente e principalmente com o uso racional da água.”

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Manhumirim, Dhyarles Braga disse que o PMSB de Manhumirim está sendo feito através da FUNASA. A Câmara está elaborando um Projeto de Lei para combater o desperdício de água no Município (de autoria do Presidente Roberto Belarmino – Bob) e envolverá ainda uma campanha educativa. Na Câmara de Vereadores, a escassez hídrica tem sido assunto constante nas sessões legislativas, juntamente com outras pautas como saneamento básico, recuperação de nascentes e consciência ecológica. Todos estão unidos por esta causa prioritária, de sobrevivência.

Viviana Almeida – fotos Thomaz Jr.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *