Manhuaçu: Cafés das Matas são os melhores de MG

Concurso Manhuacu Cafe 2015 JP (102)Concurso Manhuacu Cafe 2015 JP (126)Dois cafeicultores das Matas de Minas foram os grandes campeões estaduais do 12º Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais: Clayton Barrosa Monteiro – Alto Caparaó – e João Silva Neto – Araponga. A solenidade de premiação aconteceu em Manhuaçu, na região produtora dos Cafés das Matas de Minas, na manhã desta quinta-feira, 26/11.

A edição deste ano do concurso teve 1.300 amostras inscritas. Número superior ao do ano passado, que foi de 1.025. Participaram da disputa produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado. Além das Matas de Minas, também estarão representados os cafés do Cerrado, Chapadas de Minas e Sul de Minas.

O produtor Clayton Barrosa Monteiro, de Alto Caparaó, foi o campeão estadual na Categoria Café Natural, enquanto o produtor de Araponga, também nas matas de Minas, João Silva Neto venceu na Categoria Cereja Descascado.

O concurso de qualidade de cafés tem sua premiação sendo realizada de forma itinerante nos últimos anos. Cada edição é encerrada com a festa de entrega dos prêmios em uma das regiões produtoras. “Ficamos muito felizes com a escolha das Matas de Minas para a premiação. Foi um momento especial, que reconhece e valoriza a cultura da nossa região. Hoje, colhemos cafés de qualidades e o concurso veio para demonstrar mais uma vez isso”, destacou o Gerente Regional da Emater-MG em Manhuaçu, Rômulo Mathozinho.

A premiação em Manhuaçu foi bastante prestigiada. Estiveram presentes o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho, o prefeito de Manhuaçu Nailton Heringer, o presidente da Emater-MG Amarildo Kalil, o presidente da Câmara de Manhuaçu Jorge Augusto Pereira, o diretor da FAEMG João Roberto Pulliti, representante da FETAEMG Marco Antônio Domingos, representante da OCEMG Bárbara Barroso, Professor Leandro Carlos Paiva (Instituto Federal do Sul de Minas), Presidente da Epamig – Rui Werneck, presidente do Sindicato Rural Lino da Costa e Silva, vice-presidente do conselho das Entidades do Café das Matas de Minas Sebastião Lopes, Gerente do Banco do Brasil Judite Kobayachi, professor Ney Sussumu Sakyama (UFV) e o secretário de agricultura de Manhuaçu Sandro Tavares.

O Secretário João Cruz Reis Filho apresentou os trabalhos do Governo de Minas em defesa da cafeicultura e ressaltou o compromisso com a qualidade dos cafés como uma das prioridades da pasta.

João Cruz também informou que o governo de Minas Gerais investirá R$ 5 milhões para o georreferenciamento do parque cafeeiro do Estado, demanda antiga dos produtores mineiros.

“Atualmente, o governo trabalha com estimativas e indicações, mas não sabemos o tamanho do nosso parque cafeeiro. O georreferenciamento vai nos resultar em uma previsão de safra muito mais eficiente, vai conduzir a políticas muito mais acertadas. Isso tudo vai impactar no planejamento da cafeicultura”, anunciou.

Durante o evento, foram anunciados os vencedores de duas categorias: café natural e café cereja descascado. As etapas de análises das amostras foram feitas entre setembro e novembro por uma comissão julgadora formada por profissionais da área. As cafés que concorreram passaram por análises físicas (tipo de grão, umidade, coloração) e sensoriais (aroma, sabor). Além da premiação estadual, a cerimônia premiou os oito ganhadores do concurso regional da EMATER Manhuaçu.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas Gerais, com coordenação da Emater-MG. Também participam da promoção do concurso a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Machado e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

VENCEDORES

10º Concurso de Qualidade – Região de Manhuaçu

Categoria Cereja Descascado

3º lugar – Moacir Pereira Lima – Lajinha

2º lugar – Rosângela Moura Alves – Santa Margarida

1º lugar – Osvaldina Alves Dutra – Caputira

Categoria Café Natural

5º lugar – Anderson Domingos de Souza Robadel – Alto Caparáo

4º lugar – Rafael Bastos Silva – Santa Margarida

3º lugar – José Mendes Mafort – Luisburgo

2º lugar – Valquíria Gonçalves Bastos – Santa Margarida

1º lugar – Clayton Barrosa Monteiro – Alto Caparaó

CONCURSO ESTADUAL

Cereja Descascado

Sul de Minas

3º lugar – Ipanema Agrícola S/A – Conceição do Rio Verde

2º lugar – Marisa Coli Noronha – Carmo de Minas

1º lugar – Carlos Henrique Ribeiro do Vale – Guaxupé

Cerrado Mineiro

3º lugar – Carlos Guilherme Nameg – Rio Paranaíba

2º lugar – Ana Maria Meneses de Mendonça – Carmo do Paranaíba

1º lugar – Décio Bruxel – Varjão de Minas

Café da Chapada de Minas

1º lugar – José Vilmar Rocha – Capelinha

Matas de Minas

3º lugar – Osvaldina Alves Dutra – Caputira

2º lugar – Maria José Araújo Miranda – Araponga

1º lugar – João da Silva Neto – Araponga

Café Natural

Sul de Minas

3º lugar – Miguel Olímpio da Silva – Conceição das Pedras

2º lugar – Leila do Carmo Lemes – Cambuquira

1º lugar – Hélio de Castro Coelho – Machado

Cerrado Mineiro

1º lugar – Wagner Crivelenti Ferrero – Patos de Minas

Matas de Minas

3º lugar – Edmar Lopes – Araponga

2º lugar – Valquíria Gonçalves Bastos – Santa Margarida

1º lugar – Clayton Barrosa Monteiro – Alto Caparaó

CAMPEÕES ESTADUAIS

João Silva Neto – Araponga – Categoria Cereja Descascado

Clayton Barrosa Monteiro – Alto Caparaó – Categoria Café Natural

Reportagem Carlos Henrique Cruz – Jailton Pereira – Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *