Caratinga: Idosos centenários são homenageados

idososQual o segredo da longevidade? A resposta pode não ser tão simples ou exata, mas estes centenários tem experiência e podem nos ajudar. Dona Leonida Maria da Silva, de 110 anos, explica: “só trabalhando muito e louvando a Deus”. Com seus 111 anos, a senhora Castorina Ferreira tem a fé como companheira “sofri muito, mas graças a Deus nunca achei morro para subir porque sempre tive a fé viva com Deus e nossa mãe, Maria Santíssima”.

São muitas histórias, experiências de mais de 100 anos de vida. Memórias dignas de homenagens. O Centro de Assistência à Saúde Unec e a Fundação Educacional de Caratinga realizaram uma homenagem aos idosos centenários de Caratinga e região. A cerimônia especial aconteceu no auditório I do Unec, no último dia 19/11.

De acordo com o reitor Antônio Fonseca a ideia surgiu durante atendimentos clínicos realizados no Casu a pessoas com mais de 100 anos. “A gente começou a perceber que as pessoas podem viver mais, desde que levem uma vida regrada e veio a ideia de homenageá-los. Um minucioso processo de buscas foi realizado”.

A coordenadora do Casu e diretora do Instituto Saúde do Unec, Daniela Fonseca Genelhu, destacou que os hábitos saudáveis contribuíram para esta conquista, chegar e/ou ultrapassar os cem anos de vida. “A grande maioria leva uma vida bem saudável, alimentação mais saudável. Eles não consomem tantos produtos industrializados, vivem na zona rural com mais tranquilidade. Tudo aquilo que a gente sempre prega estamos trazendo aqui para mostrarmos que todos temos de cuidar da saúde”, enfatizou.

São 18 homenageados que estão presentes em Caratinga e em outros seis municípios. Experiência que é exemplo e dona Dilce, com seus 100 anos, deixa um sábio conselho para a longevidade. “Perdoar as ofensas recebidas, não guardar mágoas, ter um coração limpo. Procurar fazer as coisas direitinhas, na hora certa, não prejudicar ninguém. Ter sempre alegria e muita fé em Deus”.

O médico Igor de Oliveira, que atende a pacientes centenários, destacou “a iniciativa é muito nobre, inteligente, porque a gente vive em um País em que o idoso não é valorizado, só o trabalho tem valor. E quando alguém pensa em fazer algo para as pessoas idosas é uma valorização ao ser humano. Momentos como este mostram o valor real das pessoas. Num País como o nosso, viver 100 anos, é uma vitória contra o tempo”.

Familiares e amigos dos homenageados também estiveram presentes neste momento único. Os centenários são exemplos de uma vida bem vivida. O reitor Antônio Fonseca concluiu: “são pessoas que cumpriram e cumprem uma tarefa muito interessante, que é o seu exemplo de vida. Tem ideias que podem ser aproveitadas e acredito que Caratinga pode dar este exemplo também para o Brasil”.

TV Supercanal, Caratinga

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *