Vida e Saúde: Água com gás faz mal?

Quase tudo que se diz sobre a água com gás não se sustenta cientificamente. Se você já ouviu, por exemplo, que o consumo do líquido prejudica a saúde óssea, o vice-presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Gustavo Lamego, afirma que essa relação não se sustenta na literatura médica. Geralmente comparada aos refrigerantes, em razão da presença do dióxido de carbono, característica comum às duas bebidas, é aí que está a raiz das muitas informações equivocadas disseminadas popularmente. “A água com gás passa por um processo industrial igual ao dos refrigerantes para a retirada do oxigênio e o acréscimo de gás carbônico, um tipo de ácido fraco. É esse processo que a deixa borbulhante e efervescente”, afirma a nutróloga e endocrinologista Alice Amaral. As semelhanças param por aí. Segundo a especialista, a água com gás é uma bebida sem caloria, assim como a natural, e ambas hidratam o corpo da mesma forma.

A recomendação clássica do consumo diário de água é de dois litros ou oito copos. Como o corpo humano é quase 70% água, é muito importante mantê-lo hidratado para o bom funcionamento do organismo. Se a aparência da urina está mais escura do que o usual, nas cores amarelo-escuro, âmbar ou mel, pode ser um sinal de desidratação. A água ingerida durante o dia tem relação direta com a concentração urinária. Assim, quando a quantidade consumida é a correta, a urina fica bem diluída e com a cor amarelo-claro.

No entanto, apesar de existir um parâmetro indicado, o consumo ideal de água vai variar de pessoa para pessoa e de acordo com o clima. Quem vive em países mais quentes precisa de mais água. Quem pratica atividade física e, portanto, perde água na transpiração também precisa ser mais cuidadoso e tomar mais do que oito copos por dia. O corpo do idoso também é naturalmente mais desidratado que o de um adulto. Portanto, quem já passou dos 60 anos precisa redobrar a atenção com a hidratação. Para se ter como uma segunda referência, Alice Amaral recomenda, no mínimo, um litro de água por dia a cada 35 quilos de peso corporal. “Uma pessoa de 105 quilos deve tomar três litros de água por dia”, ilustra. E para quem tem dificuldade em atingir a meta diária, uma dica é usar algum aplicativo para celular que emita avisos sonoros e avise a hora de beber água.

Para Alice Amaral, a importância da água para a saúde é tão significativa que a hidratação deveria ser uma preocupação inicial em qualquer consulta médica. “No entanto, é difícil um paciente ir a um especialista e o médico abordar esse assunto. A hidratação está subentendida, mas sabemos que essa não é uma preocupação de todas as pessoas. Tanto é que há quem diga que não gosta de água”, pondera. É nesse ponto que a médica considera a água com gás uma opção interessante, já que, pela presença do gás, tem um efeito mais refrescante, ponto positivo principalmente nos dias quentes.

Endocrinologista do Hospital Adventista Silvestre, Lúcia Flávia Carpilovsky confirma que a água com gás é uma opção saudável, como a que sai do filtro, e também pode ser priorizada na hidratação. Isso porque mesmo os sucos naturais sem adição de açúcar têm os seus poréns. “Além de o suco natural ter caloria, ele deve ser consumido com moderação por quem tem diabetes. Já a água é uma bebida livre de contraindicação. A única exceção é a pessoa com algum problema renal grave de restrição hídrica”, afirma.

Dessa forma, para quem não é muito fã de beber água, a gaseificada pode, sim, substituir a comum, só não pode ser a única fonte de hidratação do dia. “Em excesso, a água com gás pode irritar a mucosa do estômago de pessoas predispostas a problemas gastrointestinais”, explica.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *