Vida e Saúde: Novembro Azul’ conscientiza sobre prevenção do câncer de próstata

A prevenção e o combate ao câncer de próstata são o mote para a campanha do ‘Novembro Azul’. O mês foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção, já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.

De acordo com o urologista Tibério Moreno Júnior, os homens devem fazer exames de prevenção regularmente, a partir dos 50 anos. “O exame rotineiro de próstata compreende o exame de sangue e o toque retal. A conjunção desses dois exames nos informa em torno de 90% da suspeita do câncer de próstata”, explica.

Moreno Júnior aponta também que o exame de toque é importante porque é a partir dele que se detectam os tumores da doença quando ainda estão em fase inicial. “O tumor avança e pode crescer e chegar no ponto de invadir órgãos adjacentes. Os tumores no estágio inicial a gente tem como tratar e curar, com chance de cura altíssima”, destaca o médico.

Os homens que estão na idade de risco também devem ficar atentos a possíveis sintomas da doença, como dificuldade de urinar ou diminuição da força do jato da urina, por exemplo. Além de hospitais, os exames preventivos também podem ser realizados em postos de saúde.

Informação www.globo.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *