Manhuaçu: Presos em regime semi-aberto trabalharão no SAMAL

presos1-samal presos2-samalO prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, e o diretor do SAMAL, Kilder Perígolo, oficializaram, na quarta-feira, 04/11, um convênio com a SUAP – Superintendência de Administração Penitenciária de Minas Gerais, que permitirá a cessão de pessoal para prestação de serviços ao município. O objetivo da iniciativa é proporcionar aos cidadãos que cumprem pena em regime semiaberto, uma oportunidade de reingresso à vida em sociedade, isto é, de reconstrução da dignidade.

O diretor do SAMAL e responsável por articular o convênio, comenta sobre como surgiu a iniciativa. “Conhecemos esse projeto no município de Juiz de Fora e nos interessamos em trazer para Manhuaçu. Logo procuramos a penitenciária para viabilizarmos isso, fizemos o contato com a SUAP, com a ajuda do secretário de Planejamento, Luís Carlos Rhodes, e então conseguimos concretizar isso” – relata Kilder Perígolo. Para o diretor adjunto do presídio de Manhuaçu, Eduardo Amaral, há anos existia esse desejo por parte da instituição. “Já vínhamos buscando essa parceria e agora conseguimos alcançar esse convênio, por iniciativa do Kilder e nossa. É uma oportunidade que está sendo concedida aos detentos” – comenta Amaral ao relatar que os participantes do projeto serão fiscalizados pelo serviço social da unidade, pelo SAMAL e pelos agentes penitenciários. “Acreditamos nessa oportunidade e esperamos que ela seja abraçada por eles, o sucesso depende apenas deles mesmo” – finaliza o diretor do presídio.

“Nossa visão de administração é voltada para o outro, é a visão da oportunidade” – defende o prefeito Nailton Heringer. “E cremos que esta é uma grande oportunidade para aqueles que precisam de uma resocialização, aqueles que por uma desventura perderam sua liberdade. E agora eles têm uma chance de voltar à sociedade, receber um salário, serem motivados” – pondera Heringer, que lamentou a realidade do sistema penitenciário brasileiro. “Precisamos de uma mudança de metodologia urgente. Do contrário, nossos presídios serão apenas um depósito de pessoas que só se marginalizam mais. Essa oportunidade é um pequeno lampejo, e que ela se multiplique como um exemplo a ser seguido” – espera o chefe do Executivo de Manhuaçu.

Na oportunidade da oficialização do convênio, os detentos, que cumprem pena em regime semiaberto e por isso precisam estar empregados, participaram de uma palestra motivacional, ministrada pelo secretário Luís Carlos Rhodes, e foram conclamados a abraçar e não desperdiçar a oportunidade. Os mais novos servidores da prefeitura, conforme explicou Rhodes, vão suprir demandas do SAMAL e também da Secretaria de Obras. Cumprirão carga horária normal e serão remunerados. Participaram da formalização do convênio, além de parte do secretariado do Governo de Manhuaçu, os representantes do Poder Legislativo, Anísio Gonçalves e Hélio Ferreira, o 11º Batalhão da Polícia Militar e lideranças religiosas.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *