Manhuaçu: Vereadores aprovam projetos de lei sobre cultura

camaraproin camaraproin2Em reunião extraordinária presidida por Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria”, na noite da quarta-feira, 28/10, a Câmara de Manhuaçu aprovou três projetos de lei relacionados a cultura e apoio financeiro a associação e a atleta.

O primeiro projeto de lei aprovado é de autoria do Poder Executivo e dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Manhuaçu, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos e financiamento.

A Secretária de Cultura, Mariza Clein, esteve no Legislativo e explicou a importância do projeto que recria o Fundo Municipal de Cultura. “Com a aprovação, o projeto será inserido no Sistema Nacional de Cultura, para, no próximo ano, recebermos recursos oriundos das esferas estadual e federal. Gostaria de agradecer aos vereadores pela análise do projeto e aprovação”, justificou Mariza.

O Vereador Fernando Lacerda que propôs emendas ao projeto também detalhou alguns pontos. “Era um projeto para ter chegado à Câmara há mais tempo devido a sua importância, mas como sempre tudo que vem do Executivo chega em cima da hora, mesmo assim, analisamos todos os pontos e não podíamos perder a inscrição do município no Sistema Nacional de Cultura, além disto, propus emendas para beneficiar associações ligadas à cultura”, salientou.

Outro projeto de lei aprovado de autoria do Poder Executivo, autoriza a concessão e subvenção social à Associação Projeto Integrar PRO-IN no valor de 84 mil reais para implementar programas de risco social com abrangência de crianças na faixa etária de 9 a 14 anos . Um dos responsáveis pela condução do PRO-IN, Pastor Jorge Ferreira, falou sobre o funcionamento da associação. “Atendemos a dezenas de crianças carentes e este projeto ajuda cada uma a ter melhores condições de vida”, salientou.

Também foi aprovado o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que concede patrocínio ao atleta de Jiu-Jitsu, Cleiton Silva, no valor de 3 mil reais, que irá representar Manhuaçu, no campeonato mundial que irá acontecer em Madri, na Espanha.

O quarto projeto de lei que estava na pauta para ser votado, que trata de autorização do Poder Executivo Municipal a efetuar encontro de contas com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), acabou tendo pedido de vista pelo Vereador Fernando.

O Presidente da Câmara, Jorge do Ibéria, comentou sobre a reunião. “Quero agradecer aos vereadores que participaram deste encontro e que votaram os projetos de lei que são muito importantes para o desenvolvimento do município. Gostaria de parabenizar ao Pastor Jorge e a Mariza pela presença e desejo sorte ao atleta Cleiton Silva no campeonato em Madri. Agradeço também ao prefeito por entender a importância deste atleta para Manhuaçu e conceder a ajuda financeira”, contou Jorge.

Requerimento

A Comissão de Orçamento e Finanças apresentou requerimento solicitando informações do prefeito sobre o Projeto de Lei nº 103/2015, que estabelece proposta orçamentária, estimando a receita e fixando a despesa de Manhuaçu para o exercício de 2016”.

Dia do servidor público

O Vereador Juninho Linhares, durante sua fala no plenário, parabenizou todos os servidores públicos municipais pelo dia comemorado em 28/10. “Não poderia deixar de fazer elogios aos servidores, pois são pessoas que procuram atender a toda população e eles merecem nosso reconhecimento”, parabenizou Linhares.

Assessoria de Comunicação/Câmara de Vereadores de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *