Ipanema: CBH Manhuaçu tem nova diretoria

diretoria-cbh-1Na manhã da terça-feira, 27/10, uma reunião extraordinária, na cidade de Ipanema, elegeu, por aclamação, a nova diretoria do CBH Manhuaçu – Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu, para o biênio 2016/2017. A disputa em chapa única elegeu Senisi Rocha como novo presidente e Genilson Silva vice-presidente. Isaura Paixão, que ocupou o cargo de presidente por dois mandatos, assume a secretaria executiva e Flávia Raposo é a nova secretária adjunta. Após a eleição, foi concedida a posse e uma nova reunião extraordinária aprovou o PAP – Plano de Aplicação Plurianual para 2016/2020.

A Bacia do Rio Manhuaçu banha 32 municípios, porém apenas 27 integram o Comitê por suas sedes serem cortadas pelo Rio. A cada dois anos é eleita uma nova diretoria, já o comitê tem eleição a cada quatro anos e é formado por 32 integrantes titulares e 32 suplentes, segmentados em poder público estadual, setor público municipal, sociedade civil e usuários.

Para Senisi Rocha, que representa a sociedade civil, por meio do Lions Clube Manhuaçu Flor de Manacá, que atuava junto a entidade como vice-presidente a meta é manter os projetos que vem sendo desenvolvidos e a personalidade adquirida pelo CBH ao longo de seus dez anos de existência, e que o comitê seja ainda mais atuante, participativo e democrático em suas decisões, porém o cenário aponta para um grande desafio. “Eu acredito que nosso maior desafio será dar respostas a sociedade sobre a questão da escassez de água, recurso tão importante para nossa sobrevivência” – relata Rocha.

Para a antecessora, Isaura Paixão, “o trabalho a ser realizado pelo novo presidente, companheiro de gestão, será de continuidade aos inúmeros projetos implantados em toda Bacia e a nova diretoria vai continuar somando forças para ampliar a atuação dentro dos municípios integrantes do Comitê. Isaura destaca alguns projetos importantes iniciados. “Enquanto presidente, fiz um grande trabalho de mobilização e dei mais transparência ao Comitê. Também implantamos o Plano de Saneamento Básico nos municípios da Bacia. O trabalho em parceria com o Instituo Terra com dois projetos, o de fossas e de nascentes e o uso racional de água, entre outros”.

APÓS POSSE PAP É APROVADO

Após a posse da nova diretoria do CBH, uma outra reunião extraordinária abordou o PAP, que foi submetido a assembleia do comitê, sendo aprovado para o quadriênio 2016/2020. O novo presidente comenta: “O PAP é um instrumento fundamental de gestão do comitê, não só do Manhuaçu, mas também do Doce ao qual estamos ligados, e o PAP é o instrumento ligado principalmente ao setor econômico e financeiro. Os recursos da cobrança da água é que possibilitam a execução de projetos, muitas iniciativas do Comitê. Hoje, depois de uma ampla discussão em grupo de trabalho nos últimos meses, apresentamos em assembleia e foi aprovado, com isso já temos a intenção de alocação de recursos para os próximos quatro anos”.

O PAP é um instrumento de orientação para os estudos, projetos e ações que serão executados com recursos da cobrança pelo uso da água em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, da qual o CBH Manhuaçu integra. Entre os objetivos do Plano estão a implementação de metas dos contrato de gestão, do Pacto das Águas e os programas prioritários do PIRH – Plano Integrado de Recursos Hídricos – e do PARH – Plano de Ação de Recursos Hídricos, assim como aumentar a disponibilidade de água e reduzir os níveis de poluição hídrica na bacia, apoiar medidas de proteção e ou preservação de nascentes e práticas de conservação da água e do solo, além de fomentar ações de prevenção e defesa a acidentes e eventos hidrológicos críticos.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *