Caratinga: Fogo ameaça reserva Feliciano Abdala

fogo-reserva-felicianoabdalaO fogo que ameaça a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala, localizada no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, em Caratinga, teve início na sexta-feira da semana passada. As chamas estavam bem distantes, mas com o clima seco e os ventos fortes ficaram cada vez mais próximas e nesta quarta-feira, dia 21/10, já foi emitido um sinal de alerta. Segundo apurado, o incêndio está há cerca de 800 metros a 1km de distância, com grandes chances de invadir a mata que hoje é o lar de centenas de muriquis e de outras espécies.

“Este fogo na mata que está ameaçando a RPPN começou na verdade às margens da BR 474, estrada que liga Caratinga a Ipanema, logo depois da entrada da Pipoca. Este fogo queimou muito, uma área de aproximadamente 190 hectares e depois veio a atravessar o rio ainda, deixando a gente assustado porque aqui neste lugar, neste ponto em que ele já está é a área de atuação dos muriquis, faz parte do corredor ecológico e daqui para chegar na RPPN é um pulo e como o tempo está muito quente, a situação está complicada”, destacou o guarda-parque Roberto Paulino Pereira.

Ainda de acordo com Roberto o aceiro existente na localidade já não é mais garantia e, portanto, todos estão em alerta. O medo é de que as chamas atravessem através dos topos das árvores e galhos e rapidamente ganhe acesso à área da reserva. “A única esperança é o nosso aceiro principal, a estrada que liga a margem do Ribeirão Córrego do Leitão e a estrada que liga à casa do Genuíno, este é o nosso ponto de esperança, mas temos de ficar bem atentos porque pode passar por cima”.

A Polícia Militar de Meio Ambiente e a Prefeitura de Caratinga foram comunicadas. Representantes foram até o local para uma avaliação da dimensão do risco. O servidor público José Raimundo Miranda chamou a atenção para o perigo. “O fogo está a aproximadamente uns 800 metros da parte crítica e a estrada não cerca porque a mata é fechada e vai sim atingir a reserva e não tem como a gente fazer aceiro e nem combater, só mesmo Deus abençoar com a chuva ou debelar o incêndio com a ajuda de um helicóptero. As chamas são muito altas e é impossível de serem combatidas pelo homem”, avaliou.

A autoria do incêndio que teve início ainda às margens da rodovia é desconhecida. Segundo avaliado no local, acredita-se que com mais dois dias de incêndio é possível que o fogo venha a atingir a área da reserva. O que foi apurado no local será repassado à Secretaria de Defesa Civil para que as providências possam ser tomadas.

O jornalismo do Super Canal entrou em contato com os bombeiros militares de Caratinga e a informação é de que a instituição enviou uma equipe ao local para uma análise técnica. Aguarda-se também um contato da Prefeitura de Caratinga para que sejam discutidas as alternativas que possam impedir que as chamas invadam a área da reserva.

A natureza mais uma vez pede socorro.

TV Supercanal, Caratinga (MG)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *