Vida e Saúde: É preciso acabar com a barriguinha

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada pela primeira vez em agosto deste ano, mostram que 37,7% dos brasileiros têm cintura aumentada, o que pode significar que aquela barriguinha que você notou agora esconde riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. O estudo também mostra que 56,9% das pessoas maiores de 18 anos no país pesam mais do que deveriam e 20,8% são consideradas obesas.

Não há mágica capaz de fazer um ser humano emagrecer somente naquele lugar onde está sobrando e o abdome é o local do corpo com mais potencial para acumular gorduras, já que tem uma reserva interna e outra externa nas quais o tecido adiposo pode ser confortavelmente acumulado. Hoje, recomenda-se que a circunferência abdominal não ultrapasse 88cm no caso das mulheres e 102cm nos homens. Por outro lado, a relação entre a cintura e o quadril não deve ser superior a 1% para o sexo masculino e 0,85% para o feminino. Estão com sobrepeso aqueles que têm índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25.

Movimente-se

Para perder barriga, o principal “segredo” é… emagrecer, certo? Portanto, pegue a fita métrica, suba na balança, mire-se no espelho. A cintura está grossa demais, o peso está no limite ou ultrapassou o limite, e o abdome está, digamos assim, mais proeminente do que a ciência e a estética mandam – e do que você gostaria? Saia da frente da TV, movimente-se, vigie sua alimentação. Se você já tentou tudo isso e não conseguiu, prepare-se para outras verdades sobre gordura abdominal. Além do sedentarismo e de uma dieta hipercalórica, fatores genéticos, o gênero e noites maldormidas podem estar alimentando, acumulando gordura nesse local a que os mais velhos chamavam de pança.

Alimentos com excesso de carboidratos refinados, como açúcar, farináceos, amidos e massas, e os industrializados, que são carboidratos altamente processados, também engordam e, consequentemente, mandam a gordura para a barriga. E isso inclui os sucos de fruta batidos no liquidificador. Já os alimentos naturais e os integrais, a exemplo de frutas, legumes, verduras e os produzidos com farinha integral, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e podem reduzir a gordura na barriga.

Do Estado de Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *