Manhuaçu: Vilanova discute sobre escassez de água com o SAAE

agua-escassa-vilanova agua-escassa-vilanova-2Atendendo à solicitação da Associação de Moradores do Distrito de Vilanova, o diretor do SAAE Manhuaçu, José Alves de Aguiar, reuniu-se com representantes da entidade na noite da quarta-feira, 14/10. A pauta foi à apresentação de soluções imediatas para resolver a questão da falta de água na comunidade.

A escassez de água é uma realidade em várias regiões do país e o município de Manhuaçu também sofre com o problema. O Distrito de Vilanova tem sido um dos mais afetados. Moradores reclamam que a falta de abastecimento é constante. Desde que foi comunicado, o SAAE tem abastecido a estação de tratamento da comunidade por meio de caminhão pipa. Mas esse paliativo não tem sido suficiente. Diante do drama dos moradores, a direção da autarquia buscou soluções e já se mobiliza para torná-las viável. Esses projetos de melhoria no abastecimento foi o tema principal do encontro, quando SAAE e Associação debateram o assunto.

A reunião mobilizou vários moradores de Vilanova, dentre eles, os vereadores Jorge Augusto Pereira e Gilson César. Convidado para falar, José de Aguiar, apresentou um esboço da atual situação dos principais rios e córregos onde é feita a captação de água que abastece o município. Dados alarmantes que mostram que a escassez de água é real. Muitos moradores fizeram seus questionamentos e obtiveram respostas do diretor. O momento mais aguardado do encontro foi quando foram anunciadas medidas para solucionar temporariamente a situação do distrito. Uma delas já havia sido divulgada na última semana. Trata-se a captação de um poço localizado no loteamento Vila Real, de propriedade de um grupo imobiliário. Os empresários responsáveis assinaram um documento comprometendo em fornecer todo o material para a construção da estrutura de bombeamento e tratamento da água do poço. Antes mesmo de essa etapa ser concluída, o SAAE se antecipou e já construiu a rede que vai levar água do local até a ETE de Vilanova.

Novas medidas

Na reunião com a Associação de Moradores, ficou definido também, que o SAAE vai se mobilizar no sentido de aumentar o abastecimento no distrito. Outro poço, perfurado há mais de vinte anos, e que pertence à autarquia, nunca foi utilizado. Essa fonte fica no quintal de um morador, que franqueou a entrada e avaliação dos servidores. Outra alternativa apontada é a construção de canal para captar água do Manhuaçuzinho. Nos dois casos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto já iniciou estudos para encontrar a melhor forma de explorar. Essas medidas agradaram os moradores de Vilanova, que elogiaram a postura do diretor da autarquia. “Foi uma reunião bastante proveitosa e felizmente o diretor do SAAE foi bem convincente nas suas colocações. A comunidade de Vilanova confia que vamos ter êxito nesses projetos de melhoria no abastecimento de água aqui no distrito” – disse José Carlos Ramos, presidente da Associação dos Moradores de Vilanova.

Outro representante da comunidade de Vilanova que fez questão de participar da reunião e avaliar o encontro foi o Pastor Gilberto Carlos. “Tive o cuidado de anotar tudo que foi dito e devo dizer que o SAAE está bem representado pelo seu diretor. Espero que Deus mande chuva, porque precisamos muito dela. Enquanto essa benção não vem, queremos acreditar que as soluções aqui apresentadas sejam suficientes para solucionar o problema dos moradores de Vilanova” – espera.

Um dos representantes do distrito no legislativo, vereador Gilson César, também avaliou a reunião. “O problema da falta de água aqui na Vila é grande. O SAAE tem tentado resolver o problema com o caminhão pipa, mas isso não tem sido suficiente. Esperamos que as novas alternativas sejam viáveis. A população de Vilanova está confiante no que foi dito pelo diretor do SAAE, José Aguiar, que é um homem sério e incansável no exercício do seu trabalho” – afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Jorge Augusto Pereira, também reside em Vilanova e estava presente na reunião. Em uma de suas falas, o vereador anunciou que vai acionar o executivo, afim de que possa acordar que a devolução de recurso anual do legislativo à prefeitura, seja utilizado pelo SAAE. “A proposta é de devolver quinhentos mil reais, caso o executivo concorde, para ser aplicado na melhoria do abastecimento em Vilanova. Esse recurso poderia resolver o problema de uma vez por todas” – garantiu.

O diretor do SAAE, José Alves de Aguiar, avaliou o encontro com os moradores de Vilanova e a proposta do presidente do legislativo. “Saio daqui satisfeito por ter cumprido a missão de servidor público, de quem é dever prestar contas à comunidade. Vamos iniciar imediatamente as intervenções necessárias para amenizar o problema em Vilanova. Quero dizer que todos os questionamentos feitos nesse encontro são pertinentes e a população está no direito de cobrar. Lembro também, que a proposta do presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge do Ibéria, de parte do recurso devolvido ao município, ser aplicado no SAAE, para resolver o problema de Vilanova, muito nos agrada. Precisamos conversar com o prefeito para tentar viabilizar isso.” – concluiu.

A escassez de água é uma preocupação constante do SAAE, não só em Vilanova, mas em todo o município. Medidas importantes, como um possível decreto de emergência, já foram anunciadas pelo diretor da autarquia.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *