Manhuaçu: Projeto Educar chega a mais uma escola particular

 

educar-1 educar-2 educar-3O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está desenvolvendo um projeto de conscientização e preservação do patrimônio cultural do município. A iniciativa chegou à Escola do Futuro. Na tarde da quinta-feira, 1º de outubro, a secretária de Cultura e Turismo, Mariza Klein, visitou o educandário, onde ministrou a aula inaugural que marca o pontapé para o desenvolvimento do projeto.

A Escola do Futuro é a segunda unidade educacional do ensino particular a receber o Educar. Alunos do quarto e quinto períodos do ensino fundamental assistiram a uma apresentação, e a partir de agora começam a desenvolver o conteúdo. Segundo Juliana Cristina Pinheiro Almeida de Jesus, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Fundamental um, a escola acredita na iniciativa. “Nós vimos à necessidade de implantar esse projeto, porque nossas crianças, bem como todos os munícipes, precisam conhecer um pouco melhor do nosso patrimônio cultural e assim preservá-lo. Se hoje estamos tendo a oportunidade de contemplar a beleza desse patrimônio é porque alguém preservou. É mais que justo e necessário que possamos dar continuidade a esse processo de preservação. Acreditamos que nossos alunos são fundamentais nesse contexto” – disse.

O projeto Educar é um dos pré-requisitos para que o município receba recursos do ICMS Cultural, verba exclusiva para preservação de patrimônios tombados. Para que o IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico libere o recurso, é necessário que os munícipes entendam e tenham a consciência da importância da preservação. “O projeto já é desenvolvido na rede municipal de educação e agora chega ao ensino particular. Os estudantes participam de palestras, visitas técnicas aos locais preservados e desenvolvem trabalhos pedagógicos que mais tarde são encaminhados ao IEPHA, para que assim o nosso projeto seja consolidado com pontuação no ICMS Cultural” – afirmou Mariza Klein, secretária de Cultura e Turismo de Manhuaçu.

Atualmente Manhuaçu tem dois bens tombados como patrimônio histórico. São eles a Casa de Cultura, na Avenida Salime Nacif, e a Capela Santa Terezinha, junto ao Hospital Cesar Leite. A capela é tombada pelo município e a Casa de Cultura pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *