Vida e Saúde: Exercícios físicos na gravidez fortalecem musculatura

Em setembro de 2013, a fisiculturista norte-americana Lea-Ann Ellison gerou polêmica, na internet, ao publicar fotos malhando pesado, mesmo aos oito meses e meio de gravidez. Foi chamada por internautas de cruel, irresponsável, obcecada e egoísta. Ela já era mãe de um casal e o terceiro filho, um menino, nasceu de parto natural, na água. Recentemente, a musa fitness Bella Falconi vivenciou situação parecida por não ter abandonado a musculação dias antes do nascimento da filha, que veio ao mundo por parto normal.

A reação dos seguidores reforça o mito que norteia a relação gravidez X atividade física. Ainda, para muita gente, perdura a ideia de que um treino idealizado para uma grávida é o que vai ajudar a futura mamãe a controlar o peso. Mas os benefícios da atividade física, seja qual for, vão além da garantia de uma silhueta elegante ao sair da maternidade. Ainda que seja musculação durante o pré-natal, os exercícios melhoram a flexibilidade da mulher, aumentam a tolerância à dor e aprimoram a musculatura da região do períneo. E também colaboram para reduzir os índices de cesarianas e de prematuridade, de acordo com a médica Adriana Waissman, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Lea-Ann Ellison e Bella Falconi, no entanto, sempre mantiveram uma rotina intensa de treinamentos e apenas reduziram a carga durante o período gestacional sob orientação médica. Quem já inclui em sua rotina idas periódicas à academia, de uma forma geral, pode manter suas atividades, que serão adaptadas ao longo da gestação. E quem leva uma vida sedentária também pode dar início a um plano de exercícios. As opções podem abranger trabalhos aeróbicos, como caminhada, hidroginástica e bicicleta estacionária, além de ginástica localizada especializada, musculação adaptada e exercícios de alongamento e relaxamento.

Antes, porém, deve consultar o obstetra para saber qual o exercício mais apropriado para o seu momento. “Cada mulher tem uma gestação diferente. É preciso analisar cada uma e o obstetra tem de liberar. Ela pode fazer a musculação, que chamamos de exercícios resistidos ou atividade anaeróbica. A partir daí, o profissional da educação física tem de saber quais exercícios ela poderá fazer. Mas ele precisa conhecer a saúde da gestante, as mudanças que ocorrem nesse período e todas as alterações fisiológicas”, afirma Cláudia Heringer, educadora física da Heringer Fitness, especialista em atividade física para gestante.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *