Vida e Saúde: Aumentam partos normais na rede pública

A taxa de partos normais vem aumentando nos hospitais da rede pública de Minas Gerais. Dados do Sistema de Informações Hospitalares-SIH/SUS, do Ministério da Saúde, divulgados nesta terça-feira (22/09) mostram, por exemplo, que o Hospital Odete Valadares tem a taxa de 72% de partos normais. O levantamento contabiliza os nascimentos de janeiro a julho deste ano. No primeiro semestre de 2015 foram contabilizados 92.324 partos na rede pública. Desse total, 52.033 foram partos normais, o equivalente a 56,4%. Os outros 40.291 foram cesarianas (43,7%).

Os números que mostram o crescimento do índice de partos normais em relação ao mesmo período de 2014 podem até sinalizar uma mudança na cultura de cesariana que vigora no Brasil, mas ainda está longe de alcançar a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 15%. Como comparação, a média brasileira é de 52% de cesariana sendo 84,6% na rede privada e 44% na rede pública.

Boas práticas

A OMS defende o uso de práticas que favorecem o parto normal e incluem métodos não farmacológicos para alívio da dor, orientações de posições de conforto no trabalho de parto, presença do acompanhante de livre escolha da mulher (que é garantido por lei no Brasil), musicoterapia, uso do chuveiro, massagens, bola de bobath , trupper (banquinho que auxilia no alívio da dor), banheira e banquinho de parto.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *