Manhuaçu: CAPS AD distribui mudas para anunciar a primavera

caps-ad-1 caps-ad-2 caps-ad-3O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) promoveu distribuição de mudas, dentre outras atividades na segunda-feira, 21/09, aproveitando a passagem do dia da árvore e a chegada da Primavera, nesta quarta-feira, 23/09. Com o tema “Saudação à Primavera”, a iniciativa aconteceu em frente ao CAPS AD, na Secretaria de Saúde. Foram distribuídas cerca de 200 mudas de plantas para os participantes e ainda, apresentação musical e exibição de trabalhos das oficinas desenvolvidas com os usuários.

A coordenadora do CAPS AD, Gabriela de Assis Novaes, destacou que foi o segundo ano consecutivo que a promoção é realizada. A atividade busca envolver os usuários, ajudar na melhora da autoestima e inclusão social. As mudas, em sua maioria, foram cultivadas e preparadas para doação pelos próprios usuários em uma área junto ao Centro de Atenção. Algumas foram doadas pelo Centro Viva Vida. “O CAPS, como qualquer serviço de saúde, trabalha essa reinserção social porque eles têm aquele estigma do preconceito e a gente tenta trabalhar aqui justamente essa reinserção social” – pontuou Gabriela Assis.

Capacidade em evidência

A Assistente Social, Enilda Petronílio, destacou que a promoção vinha sendo organizada há mais de um mês com a preparação das mudas, a confecção dos cartazes, sempre envolvendo os usuários do serviço. “Tudo isso faz com que a pessoa descubra a capacidade dela. Então, a ideia é essa mesma, de promover o usuário para que ele pegue também mais confiança e comece a praticar mais ações dentro da sociedade e retirar o estigma do usuário de drogas de achar que ele é uma pessoa irresponsável, que ele não tem interesse nenhum” – lembrou a Assistente Social.

O CAPS AD atende hoje em média 270 pacientes por mês. Somente em permanência diária, são aproximadamente 30 pessoas, que chegam às 08 horas da manhã e vão embora as 18 horas. Alguns usuários comparecem uma vez por semana, outros duas vezes, depende do quadro de debilidade. Segundo a coordenadora, Gabriela de Assis, não há um período específico para atendimento, cada paciente responde individualmente.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *