Manhuaçu: Comissões da OAB se reúnem com diretora do Senac

oab-3 oab-senac-1 oab-senac-2Com o objetivo de fortalecer o Programa de Aprendizagem Comercial, que é voltado para jovens de Manhuaçu e região, representantes das comissões de promoção da igualdade racial e de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da OAB Manhuaçu estiveram na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na manhã da terça-feira, 15/09.

A comitiva da OAB Manhuaçu contou com a presença do presidente Alex Barbosa de Matos; do presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso, Wagner Alves Caldeira e dos membros da comissão de promoção da igualdade racial, Ivanilda Maria Vergílio (presidente), Anízio Gomes de Souza (vice-presidente), Arilson Nobre (secretário) e Glenda Gomes de Carvalho (conselheira).

Eles foram recebidos pela diretora do Senac Manhuaçu, Miriam Temponi Peixoto; pelo advogado e orientador de cursos do Senac, Walter Felipe Santiago e pelo representante de vendas do Senac, Gilvane Batista Hott.

A diretora do Senac Manhuaçu, Miriam Temponi Peixoto, acenou positivamente para uma possível parceria entre as duas entidades. “Nós, juntamente com a OAB Manhuaçu, podemos firmar uma parceria de conscientização da comunidade manhuaçuense. Precisamos mostrar para as pessoas o quão importante é este programa, seja financeiramente, seja socialmente. Devemos unir forças para divulgar essas informações para a sociedade”, explicou.

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial é recente em Manhuaçu, tem menos de um ano de existência. Para o orientador de cursos, Walter Felipe Santiago, o objetivo principal do Senac é, além de formar bons profissionais, cidadãos para toda a vida. “Durante um ano do curso, em pelo menos seis meses nos dedicamos a formação ética e responsável do profissional que iremos inserir no mercado de trabalho. Por isso, trabalhamos com técnica, conhecimento e, principalmente, valores éticos e morais”.

A presidente da comissão de promoção de igualdade racial da OAB Manhuaçu, Ivanilda Vergílio, afirmou que a reunião foi produtiva. “Principalmente porque devemos, enquanto entidade que luta pelos direitos do cidadão, mostrar para a sociedade que há um programa tão importante como esse de inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho. E é de responsabilidade, inclusive do meio empresarial, fazer com que esse direito seja efetivamente cumprido. A OAB Manhuaçu, através do nosso presidente Alex Barbosa de Matos e das comissões, sempre esteve de braços abertos para abraçar causas nobres e programas como estes. É nosso dever divulgar essas informações e fortalecer o programa”.

O presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da OAB Manhuaçu, Wagner Alves Caldeira, alega que este é um programa que efetivamente cuida da inserção do jovem no mercado de trabalho. “Diferentemente de outros que existiam no nosso município, que funcionavam de forma totalmente ilegal, este, sim, cuida do aprendiz sem exploração, dando a ele condições de aprender uma profissão. Vamos abraçar este programa e mostrar para a sociedade a sua importância”.

O Programa

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial oferece uma ampla grade de cursos gratuitos a jovens de 14 a 24 anos que são encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Depois de firmada a parceria com o Senac, os empresários do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo assinam a carteira do jovem aprendiz em uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações, por meio de um contrato de trabalho especial e legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Depois disso, o jovem é matriculado em uma das cerca de 600 unidades do Senac em todo o país.

Durante um período máximo de dois anos, ele alterna jornadas na escola de educação básica, no Senac e na empresa, com direito a remuneração com base no salário mínimo, além de toda proteção previdenciária e trabalhista.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens participam de atividades extras e são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética.

Com o Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, o Senac forma jovens trabalhadores competentes e, mais que isso, incentiva a formação de cidadãos ativos e conscientes da força de seu trabalho.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *