Mutum: Cidade recebe etapa do projeto OAB vai à Escola

oab-mutum oab-mutum-2oab-mutum-3Na manhã desta quarta-feira, 16/09, mais de 400 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dionysio Costa, em Mutum, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”.

Compuseram a mesa de destaque o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; o conselheiro subseccional, Leandro Costa de Faria; o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da subseção, Wagner Alves Caldeira; os advogados Núbia Ferrari Guedes, Tatiane Alves Hot, Giovanni Castro de Araújo Baravieira, Fabiano Pereira Teixeira, Jairo Fonseca e Mardale Flávia Alves Fuccio; além da diretora da escola, Lucimar Alexandrina de Souza Soares; do prefeito de Mutum, João Batista Marçal Teixeira; da vereadora, Nélia Eterna de Oliveira Senra; comandante da Polícia Militar de Mutum, tenente Gilmar Garcia. Estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, Creas e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Após a execução do Hino Nacional, o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, explicou que “o objetivo do projeto OAB vai à Escola é justamente conscientizar, educar e proporcionar, acima de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sempre como protagonista do desenvolvimento e evolução do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evolução, buscando sempre o topo, o lugar de destaque e para isso precisamos estimular e motivar os nossos jovens para que sigam este objetivo”, citou.

Ele destacou também que “este projeto desenvolvido pela OAB Manhuaçu visa complementar o heroico trabalho realizado pelos diretores, professores, educadores e especialistas de cada uma das escolas visitadas. Confesso que já é possível colher bons resultados do projeto OAB vai à Escola. Os assuntos abordados mexem com a forma de pensar dos alunos. Temos visto muitos alunos que estão mudando de pensamento por causa das palestras”, comentou.

Ao final, Alex Barbosa de Matos agradeceu a forma carinhosa e respeitosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos.

Para o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira, “A missão da OAB Manhuaçu com a palestra de hoje é mostrar para o jovem que além de direitos ele tem deveres, que devem ser colocados em prática todos os dias. Enquanto defensor dos direitos da criança e do adolescente, temos visto que eles pensam que só têm direitos e isso é muito grave. Essa atitude fez com que o Brasil inteiro fomentasse discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, por exemplo. Se isso acontecer, o próprio adolescente será o responsável. O nosso foco foi passar para os alunos que para terem direitos exercidos, precisa primeiramente cumprir com seus deveres”, destacou.

A participação da advocacia em eventos sociais e de valorização da própria classe tem sido importante para o fortalecimento do elo entre os advogados e demais instituições. No campo social, a mobilização dos colegas não tem sido diferente. A cada etapa, mais e mais advogados participam das palestras, dando contribuição para a formação dos adolescentes.

A advogada Núbia Ferrari Guedes, reafirmou que atuar no campo social faz parte do juramento da classe. “Quando recebemos a nossa carteira de advogado, assumimos um compromisso muito importante com a sociedade. O projeto OAB vai à Escola reafirma justamente isso. É uma bela forma de retribuir tudo aquilo que tivemos ao longo da nossa vida estudantil. Sem dúvida, plantamos a semente nesses jovens”.

Poder público também participa

Entusiasmado com o projeto, o prefeito de Mutum, João Batista Marçal Teixeira, agradeceu a presença da comitiva da 54ª Subseção da OAB/MG na cidade de Mutum. Em especial, ele parabenizou o trabalho que vem sendo executado pelo presidente Alex Barbosa de Matos e registrou a alegria de ter participado deste momento. “O município está de portas abertas para receber mais etapas deste projeto até mesmo em outras escolas. Devemos parabenizar a iniciativa da OAB Manhuaçu, através do presidente Alex Barbosa, que contribui, e muito, para a formação dos nossos jovens”.

De acordo com a diretora da escola, Lucimar Alexandrina de Souza Soares, o projeto contribui muito para a formação dos alunos. “E para um melhor resultado, isso precisa ser contínuo. Esperamos que a comitiva retorne à Escola Estadual Dionysio Costa para abordar outros temas e aprofundar ainda mais nos que já foram abordados. É muito bom poder contar com entidade interessadas no futuro do nosso país, como a OAB. Em muitos momentos, tentamos auxílio de pessoas de fora do educandário e não conseguimos. Nos sentimos sozinhos e abandonados. Quem sabe agora essa vontade de ajudar nossos adolescentes, de fato, se efetive em Mutum”.

A vereadora Nélia Eterna de Oliveira disse que a presença da comitiva da OAB Manhuaçu foi uma bênção de Deus. “Tudo o que foi abordado aqui pelos palestrantes acontece no dia-a-dia da nossa escola. Os nossos jovens precisam ouvir palavras de cobranças e incentivos, pois só assim terão melhor direcionamento na vida. Falar de direitos e deveres é fundamental para que, em sua formação, os jovens possam discernir e escolher o caminho certo para suas vidas”.

Alunos satisfeitos com a palestra

Representando os estudantes da Escola Estadual Dionysio Costa, quatro alunos do 3º ano do ensino médio conversaram com os advogados e relataram a satisfação de terem participado desta etapa do projeto OAB vai à Escola em Mutum.

De acordo com Juarez Calisto da Silva Júnior, “a presença da OAB na nossa escola foi de suma importância. Tivemos um momento de muita reflexão, pois serviu para nos direcionar para um futuro melhor. Devemos buscar uma adolescência sem drogas e longe da criminalidade. Daí a importância de saber dos nossos direitos e deveres e deste direcionamento apontado pelos palestrantes”.

Para a aluna Brenda Augusto Gomes o tema que mais chamou a atenção foi gravidez na adolescência e pontos discutidos do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Temos muitos casos de meninas que engravidaram antes do tempo. O palestrante abordou formas preventivas simples para que outras de nós não tenhamos gravidez antes do tempo”.

Já a aluna Gabriela Pereira de Lima agradeceu a palestra e ressaltou a importância de se discutir assuntos atuais trazidos dentro do projeto. “Quando entidades vêm a nossa escola para somar, é muito importante. A palestra de hoje foi muito rica em conhecimento, pois abordou assuntos que lidamos todos os dias, como drogas, conflitos na escola e na família, enfim uma série de temas interessantes”.

A aluna Karine da Silva Freitas chamou a atenção de jovens que não pensam no futuro. “Conheço muitos jovens que não pensam lá na frente, só querem saber de se divertir e aproveitar o momento. Se esquecem que construímos o futuro a partir de hoje, com as nossas escolhas. Devemos pensar hoje em qual faculdade fazer, pensar se seremos mães, pais, se iremos constituir uma família. Acho que o projeto veio justamente para falar sobre temas fundamentais para o nosso presente, que vai gerar impacto no futuro”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *