Manhuaçu: Combate a dengue nos Bairros Santana e Santa Terezinha

combate-dengue-manhuacuAs equipes de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde realizam nesta sexta-feira, 18/09, e no sábado, 19/09, aplicação de inseticida UBV nos bairros Santana e Santa Terezinha. Objetivo com a iniciativa é a eliminação de focos do mosquito transmissor da doença, Aedes Aegypt. A ação, em forma de bloqueio, ocorre em virtude do registro de dois casos de dengue, importados de outras regiões, e outros três suspeitos.

O trabalho vai atingir as Avenidas Castelo Branco e Tancredo Neves, e as ruas Terezinha Bertolace Barros, Américo Fernandes, Coronel Alberto Pinto Coelho, Capitão Luiz Quintino, Simão Francisco Romão, do Triangulo, Ana Fraga de Mendonça e Coronel Pedro de Souza no Bairro Santana. No bairro Santa Terezinha (Próximo ao Bairro Santana), as equipes vão percorrer a Rua Avelino Dutra Barros e a Viela José Eugênio. O trabalho será estendido também para a Praça José Adolfo Assad e ruas próximas.

Os agentes de combate à dengue da coordenadoria de Vigilância Ambiental realizam aplicação do inseticida em sistema UBV, utilizando bombas costais motorizadas. O trabalho é feito na rua e no interior das residências O horário de aplicação é sempre a partir de seis da manhã até aproximadamente as dez horas.

Cuidados

O Governo de Manhuaçu, por meio da secretaria de Saúde, e a Vigilância Ambiental orienta sobre os cuidados que devem ser tomados pelos moradores das áreas que serão atingidas durante a aplicação do inseticida: Manter portas e janelas abertas antes e após a aplicação, no mínimo por 2 horas, cobrir as gaiolas dos pássaros, alimentos e trocar a água dos animais após aplicação. As verduras e frutas que existirem nos quintais das residências só podem ser consumidas 2 horas após a aplicação depois de serem bem lavadas.

No caso de pessoas alérgicas e crianças, devem ficar em locais afastados de onde será feita a aplicação. Os veículos nas garagens devem ser cobertos, roupas retiradas do varal e crianças devem ser impedidas de transitar no local de aplicação do inseticida. Os cuidados devem ser adotados antes e após a aplicação do produto.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *