Vida e Saúde: 40% das pessoas acima de 60 anos já perderam os dentes

A idade chega para todos, e, com ela, a preocupação com os problemas relacionados ao coração, sangue, pele, órgãos sexuais, que levam as pessoas a procurar os consultórios médicos.

Mas e a saúde bucal? Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, apontaram que 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam todos os seus dentes. Infelizmente, a população brasileira não tem uma cultura de cuidados odontológicos desde cedo.

Achamos que perder os dentes ao longo da vida é algo normal. No entanto, se tivermos os devidos cuidados, há uma grande possibilidade de chegarmos à terceira idade com os dentes na boca”, explica Regina Bregalda, especialista em implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica nas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Gapo/Funorte). Perder os dentes não caracteriza doença bucal, mas uma consequência delas.

Engana-se quem pensa que as cáries são doenças exclusivas da infância. “A cárie dentária persiste como principal problema bucal também na terceira idade”, afirma o doutor em odontologia e especialista em odontogeriatria Marco Túlio de Freitas Ribeiro.

A cárie pode ser definida como desequilíbrio do processo de desmineralização dos dentes, com perda de minerais e formação de cavidades dentárias. Inicialmente, quando ainda está em nível do esmalte, a doença é assintomática, mas, a partir do momento que atinge a dentina, pode provocar dor. Os sinais podem surgir com manchas brancas.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *