Série B: Givanildo… 200 jogos pelo América nesta terça-feira

givanildo-americaQuando o árbitro paranaense Rafael Traci soar o apito inicial na noite de hoje, em Maceió, o técnico Givanildo de Oliveira fará história no América: no duelo das 20h30 contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, ele chegará à marca de 200 partidas no comando do clube alviverde. Com quase 58% de aproveitamento nos 199 duelos anteriores, Givanildo lidera novamente um grupo que busca feitos importantes para ficar na memória do torcedor. “Não há dinheiro que pague ser campeão da Série B. Se chegarem e me perguntarem: ‘Você quer ser campeão da Série B pelo América ou ganhar tanto?’, eu deixo o tanto pra lá e fico no América para ser campeão”, disse o treinador, em entrevista ao Estado de Minas em 8 de agosto. Ainda fora do G-4 – é o sexto, com 41 pontos –, o Coelho precisa de uma vitória em Alagoas para retornar ao grupo dos quatro primeiros, além de torcer por tropeços de Vitória e Sampaio Corrêa, que enfrentam, respectivamente, Mogi Mirim (em casa) e Criciúma (fora).

Em sua quarta passagem pelo América, Givanildo ostenta conquistas emblemáticas. Em 1997, ganhou a Série B. Doze anos mais tarde, garantiu o troféu da Série C. Com Giva, também em 97, o América aplicou a maior goleada de sua história – 20 a 0 sobre o Kaindorf, da Áustria – e enfrentou gigantes europeus, como o Milan, na Copa Centenário (1 a 1), e a Roma, em amistoso realizado na Áustria (2 a 2). “Isso é importante demais. Ganhar, ser vitorioso. Não tenho do que reclamar. Essa profissão mexe muito com a gente, principalmente para quem gosta. E eu gosto do que faço. Cada vitória e cada título que vem, é sempre uma alegria renovada. A de agora é sempre melhor do que a de antes”, afirma o técnico.

Entre uma de suas partidas, a de número 167, Givanildo chegou a treinar o time durante a semana, mas não esteve no banco de reservas. Na ocasião, o América empatou sem gols com o Villa Nova em 8 de março, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O treinador se encaminhava com a delegação rumo a Nova Lima, mas teve de voltar às pressas a Belo Horizonte por causa de problemas de saúde da mulher, passando provisoriamente o comando ao auxiliar técnico Cláudio Prates. Na súmula da FMF, porém, seu nome está presente.

Centésima vitória 

Se o América vencer em Maceió, o pernambucano chegará bem perto de outra marca importante: a centésima vitória. Até aqui, ele soma 98 triunfos, 52 empates e 49 derrotas. Mais à frente, haverá outro desafio: o de se tornar o técnico com mais partidas na história do clube. Acima de Givanildo, apenas Yustrich (278) e Jair Bala (232). “Se eu ficar no América até atingir essa meta, é porque tudo está correndo bem. É porque tudo está dando certo. Se acontecer – e espero que aconteça – e passar, ser o primeiro, é ótimo”, frisa Givanildo.

Ao mesmo tempo em que se mostra otimista com a quebra de recordes, Givanildo se preocupa com os inúmeros desfalques da equipe para o confronto de hoje. Além dos suspensos Walber e Felipe Amorim, o time não tem à disposição Robertinho, Raul, Bryan, Mancini e Xavier, todos no departamento médico. “Temos de ter cuidado e paciência para dar um jeito e armar o time”, afirma. Ele convocou o lateral-esquerdo Michel, de 18 anos, e pode promover a estreia do atleta entre os profissionais diante do CRB.

Do site Superesportes

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *