Manhuaçu: Servidores de RH passam por capacitação

Servidores do setor de RH – Recursos Humanos – do Governo de Manhuaçu participam esta semana de encontro de capacitação, que acontece no CEM – Centro Educacional de Manhuaçu, no Bairro Alfa Sul. Aberta na segunda-feira, 14/09, a capacitação prossegue ainda até quinta.

O treinamento é ministrado pelo economista Alam William, do Grupo Eco Brasil, empresa mineira voltada à capacitação de servidores públicos municipais para a nova tecnologia de gestão desenvolvida pelo governo federal para a área de relações de trabalho, o chamado eSocial.

A iniciativa do curso tem o apoio do Governo de Manhuaçu. No total, 15 pessoas do setor de RH participam do primeiro módulo. No segundo módulo do curso, participam dez servidores de Manhuaçu. A capacitação é aberta e recebe também servidores públicos de outros municípios da região como Manhumirim, Caputira e Durandé, dentre outros.

O curso, que prossegue até quinta-feira às 17h30, é dividido em dois módulos. O módulo um é básico, para todos os servidores e termina nesta terça-feira. Na quarta-feira começa o módulo dois, direcionado a quem já fez algum tipo de treinamento relacionado ao eSocial.

Modernização

O objetivo da capacitação é modernizar a forma como as relações de trabalho são tratadas e como são registradas para garantir tanto para trabalhadores seus direitos quantos aos empregadores as obrigações tornando tudo mais rápido e eficiente.

O sistema, que vai atingir não apenas os órgãos públicos, mas também a iniciativa privada, busca evitar fraudes que acontecem, por exemplo, de seguro desemprego, à perda de receita e de arrecadação que o governo federal tem com previdência, além de permitir ao trabalhador usufruir dos seus direitos com muito mais eficiência e rapidez

A entrada em vigor do eSocial vai acontecer a partir de 2016. O primeiro grupo, com as empresas com faturamento acima de 78 milhões de reais, entra em setembro de 2016. A partir de janeiro de 2017 entram todos os demais empregadores, inclusive domésticos, pequenos produtores rurais e os entes públicos, sejam empresas, autarquias ou administração direta.

A empresa Eco Brasil é especializada na área de treinamentos voltados principalmente para a área pública, com atuação em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *