Vida e Saúde: Conheça a antiginástica que promete alinhar mente e corpo

Com foco em autoconhecimento e equilíbrio, a antiginástica traz um conceito diferente de atividade física. Sobretudo, a atividade não é apenas um exercício — é um trabalho pedagógico. As sessões de antiginástica trazem uma variedade de movimentos suaves, que proporcionam consciência corporal e despertam questões psicológicas.

A ideia é que a pessoa relaxe totalmente a musculatura superficial e profunda para corrigir defeitos posturais. “Os músculos são as paredes do nosso corpo. Veem tudo e não esquecem nada”, define Isabel Nabuco, profissional de antiginástica e terapia alternativa. Aprofunda-se a percepção de cada membro e trabalham-se os músculos das costas. “Lá encontramos as tensões e as fibras. É preciso liberar o estresse para colocar o corpo em ordem e desenvolver a musculatura”, analisa a especialista.

Conhecida desde a década de 1970, a técnica foi divulgada primeiramente pela autora francesa Thérèse Bertherat. Ela escreveu o best-seller O corpo tem suas razões e mais cinco obras sobre o tema. Hoje, a técnica é aplicada em mais de 20 países. Qualquer pessoa pode aderir, a não ser que tenha alguma limitação séria para exercícios em geral.

Principais benefícios

Confiança, consciência corporal, autoestima, autoconhecimento, melhor qualidade do sono, melhor respiração, melhor circulação, postura, preparação para outras atividades físicas, redução da ansiedade.

Indicação

Para casos de hérnia de disco, dores musculares, problemas posturais, artrite, enxaqueca.

Origem contestadora

O nome “antiginástica” gera muita confusão. Pois saiba que a antiginástica não é contra a ginástica. Muito pelo contrário. O termo foi criado na época da antipsiquiatria, quando os herdeiros do maio de 1968  francês questionavam padrões sociais. É importante entender a história para aprender a essência da pedagogia.

Do jornal Correio Brasiliense

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *