Manhuaçu: Conselho Tutelar elegerá 5 novos conselheiros

 

conselho-tutelar-presidente conselho_tutelarManhuaçu se prepara a realizar a primeira eleição unificada para conselheiros tutelares, tendo na disputa catorze representantes da sociedade civil, concorrendo a cinco vagas. Os candidatos que não forem eleitos ficam como suplentes para um mandato de quatro anos. As eleições acontecem em dois pontos do município, um na sede e outro no distrito de Realeza, no dia 4 de outubro, das 9h às 16h. Podem votar qualquer cidadão residente e eleitor do município. Os eleitos tomam posse em janeiro de 2016.

Dos catorze candidatos aptos a concorrer na eleição, onze são da sede do município e três são de distritos e localidades como Vila Nova, São Pedro do Havaí e Soledade. Para votar em um deles, o eleitor de Manhuaçu só pode votar no posto montado na Escola Monsenhor Gonzalez, e os dos distritos no posto de votação montado em Realeza, na Escola Estadual Doutor Eloy Werner. Diferente das eleições, não haverá voto em trânsito, por isso é necessário apresentar o título de eleitor e um documento de identidade no local de votação.

Ao todo se inscreveram ao cargo quarenta pessoas, comparecendo a prova escrita 39, dezoito passaram para a avaliação psicológica, quatro foram eliminados. “Foi um processo longo. Estamos trabalhando desde o início do ano. Primeiramente trabalhamos na reformulação da Lei, adequando a Lei Municipal às mudanças que houve em virtude da Lei 12696 de 2012, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores no final de março deste ano, e em 3 de abril lançamos o edital”, explica o presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Manhuaçu, Wagner Alves Caldeira.

Os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas começam a receber capacitação para que, assim que eleitos, tenham plena condições de assumir o cargo. “Temos como objetivo o que? Que o candidato assuma com pelo menos o mínimo de conhecimento para fazer o trabalho, que saiba o que irá enfrentar. Dos atuais conselheiros somente dois estão participando dessa etapa da eleição. Podemos ter uma renovação de 60, 80 ou até mesmo de 100% dos conselheiros” – pondera Caldeira.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *