Manhuaçu: Caixas de contenção apresentam resultado satisfatório

 

caixa-contencao1 caixa-contencao2O Governo de Manhuaçu investiu na construção de caixas de contenção em várias estradas rurais do município. O projeto foi desenvolvido com o empenho das secretarias municipais de Obras e Agricultura em parceria com a Emater. O resultado do serviço foi notado após o início do período chuvoso na região, principalmente com a conservação das estradas, evitando grandes danos como no passado, gerando economia com a manutenção.

A explicação para a conservação das estradas rurais vem das caixas de contenção. São mais de quatro mil espalhadas por todo o município. As caixas, que retém cerca de 23m³ de água da chuva por unidade, foram construídos nos locais indicados pelos extensionistas da Emater, após levantamento de dimensões e declividade do terreno. Nesses locais, foi percebido que as vias quase não foram danificadas após as chuvas que caíram sobre a região. Toda a água captada nesse período ficou retida no solo e em seguida vai sendo distribuída naturalmente nas lavouras. Tamanha eficiência do sistema implantado na região de Manhuaçu, que mereceu destaque no programa “Minas Rural”, produzido pela Emater. A reportagem, com o título “Conservação de Estradas”, foi exibido no último dia 29 de agosto. Veja no link https://goo.gl/Xxftam.

Melhores estradas

Com o objetivo de melhorar o escoamento da produção de café no período da alta safra, a Secretaria Municipal de Obras realizou trabalhos de conservação da maioria das estradas rurais do município. Todos os distritos e comunidades de Manhuaçu tiveram a maior parte de suas estradas patroladas, em alguns casos totalmente recuperadas. A frente de trabalho iniciou no mês de fevereiro. Homens e máquinas trabalharam durante meses para garantir a locomoção de todos os tipos de veículos, inclusive os de transporte escolar. A iniciativa foi muito elogiada pelos produtores. Líder comunitário, o agricultor Milton Correia tem acompanhado todo o serviço de perto. “Felizmente nossas estradas estão bem melhores que em outras épocas. Se a gente levar em conta a situação anterior, a coisa melhorou 100%” – afirmou.

Dona Marileide Maximiana Fulanete é moradora do Córrego São Sebastião e garante que há 34 anos ela não via tanta atenção da Prefeitura com sua comunidade. “Pelo que eu me lembro nunca a nossa comunidade foi tão bem cuidada. Antes nossa gente só tinha sofrimento. Era tudo muito difícil. A gente não conseguia andar pra lado nenhum, porque não tinha estrada. Hoje é bem diferente” – comemorou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *