Manhuaçu: Conselho da Igualdade Racial tem nova formação

Acontece no próximo dia 11 de setembro a posse da nova formação do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção Pela Igualdade Racial, órgão criado com a finalidade de lutar por políticas de combate ao preconceito e à discriminação de raças. Após a posse dos novos conselheiros, que são sete representantes da sociedade civil e sete representantes da administração pública, uma nova diretoria será eleita para atuação nos próximos dois anos. Em entrevista, o atual presidente, Marco Antônio Cabral, comenta.

“A gente vem há alguns anos na luta e no trabalho, buscando políticas de combate ao preconceito e à desigualdade racial, social” – comenta Cabral ao lembrar da formação do órgão, ocorrida em 2005. “Temos várias demandas, como eventos que estão para acontecer em Manhuaçu e na região. Já temos previsto, por exemplo, nossa Feira da Multiculturalidade, onde teremos várias entidades presentes, apresentações artísticas, barracas e outros trabalhos voltados à cultura negra. Cidades de toda região são esperadas” – revela o presidente.

Ainda segundo Marco Antônio Cabral, a atuação do conselho está fundamentada na Lei nº 10.639, criada em 2003 e que fala sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura negra em instituições públicas. “Seja na história, na arte e cultura, por isso estamos sempre caminhando juntos com a Secretaria de Educação, com a Regional de Ensino, para desenvolvermos atividades juntos. Nós ainda encontramos o preconceito na nossa sociedade, e a nossa atuação está voltada para essas questões, além de outras do dia a dia” – pontua. “Então acho fundamental que essa discussão seja ampliada. Estamos elaborando nosso plano de ação, contamos aí com um recurso da lei orçamentária para desenvolvermos o que temos planejado” – conclui Cabral. A posse ocorre no dia 11, às 19h00 no Centro Cultural Hervé Cordovil, Centro.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *