Vida e Saúde: 2ª dose da vacina contra HPV já está disponível em MG

 

A segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) começou a ser distribuída nesta semana em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde estadual (SES), a campanha será realizada até 29 de dezembro. Este ano, a vacinação teve sua abrangência ampliada e também vai imunizar meninas de nove, dez e 11 anos de idade, além de mulheres de 14 a 26 anos, que são portadoras do vírus da Aids. A meta é que 80% desse público seja imunizado, o que representa, em Minas Gerais, 649.237 mil pessoas.

Ainda conforme a SES, apenas 51,67% das meninas tomaram a primeira dose da vacina, que começou em março deste ano. A administração da terceira dose, pelo esquema estendido, se iniciará após 5 anos. Para garantir a proteção contra o câncer do colo do útero são necessárias as três doses.

Em 2014, foram vacinadas as meninas de 12 e 13 anos. A cobertura vacinal foi superior a 100% na primeira dose. Porém, na segunda dose, a adesão foi menor, apenas 71.88% das meninas compareceram aos postos. A partir de 2016 a vacina passa a fazer parte do calendário de rotina, estará disponível em todos os postos de saúde e será destinada a meninas de 9 anos de idade.

A transmissão do vírus do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto. Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.

Do Estado de Minas

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *