Vida e Saúde: Crianças podem usufruir dos benefícios da meditação

A vida anda tumultuada para todo mundo. Os adultos vivem cheios de compromissos, presos no trânsito, correndo de um lado para o outro e cheios de preocupações. Fica quase impossível não inserir os filhos nesse contexto. Agitadas pela rotina da cidade grande e pela biologia (o ritmo delas é naturalmente mais acelerado), elas podem ficar arredias, ter insônia e até ser diagnosticadas com transtornos, como o de deficit de atenção.

Muitos pais tentam canalizar a energia do filho colocando-o em diversas atividades extracurriculares. A agenda cheia, no entanto, pode causar efeito contrário. Às vezes, tudo que a criança precisa é de momentos para relaxar. É nesse contexto que entram práticas como a meditação. Ela ajuda a resolver certos desequilíbrios de comportamento, o que faz com que alguns médicos a recomendem.

De acordo com a psicóloga Cinthia Vanessa Venâncio, a meditação para crianças pode contribuir para treinar a atenção, além de exercitar o autoconhecimento. “Falta de concentração é o deficit mais comum na infância e na adolescência ultimamente. Uma prática terapêutica que ajude na aquisição dessa capacidade, sem recorrer ao uso de psicotrópicos, é sempre válida”, pondera Cinthia.

“Os exercícios físicos e de respiração servem para preparar o corpo para meditar confortavelmente. Eles mantêm o corpo firme e alinhado para meditar. Além disso, mesmo durante eles, medita-se”, explica Tereza Perez, professora de educação física e de ioga. Ela conta a história de um monge que perguntou ao mestre se ele podia fumar enquanto meditava. A resposta foi não. Minutos depois, o monge viu outro monge meditando e fumando e questionou a atitude. O mestre respondeu que ele não podia fumar enquanto meditava, mas podia meditar enquanto fumava.

Respira que passa

De acordo com a professora Amara Hurtado, a rotina muito corrida interfere na respiração, que fica em descompasso e faz com que corpo, espírito e mente se desconectem. Portanto, a respiração seria uma das importantes chaves para o autoconhecimento, a harmonia e o controle emocional. A meditação trata da respiração consciente. Segundo Amara, ela ativaria células do corpo, principalmente as glândulas hormonais. A psicóloga Cinthia também considera o benefício: “Temos que considerar a meditação e as técnicas de respiração aprendidas com ela como recursos para o controle da ansiedade e da raiva”.

A professora de educação física e de ioga Cidinha Ulhoa explica que, quando uma pessoa fica muito preocupada com o futuro, fica com a respiração curta; quando é muito apegada ao passado, tem a região abdominal e pulmonar contraída. Nos dois casos, não se respira direito, portanto não se usa a capacidade completa dos pulmões e o cérebro fica menos oxigenado do que poderia. O ato de meditar é focar no presente e permanecer nele.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *