Manhuaçu: Seminário debate ações emergenciais de saneamento básico

CBH-mamhuacuIdentificar demandas de saneamento e definir critérios para aplicação dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Doce, em apoio aos municípios para ações relacionadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Com esse objetivo, foi realizado nesta quinta-feira, 03, o Seminário de Saneamento do CBH – Manhuaçu – Comitê da Bacia Hidrográfica Aguas do Manhuaçu, o primeiro de vários que serão realizados em toda a Bacias do Rio Doce.

Organizado pelo Instituto BioAtlântica em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu), evento contou com a participação de cerca de quarenta pessoas, representando 09 municípios. Estiveram presentes além de Manhuaçu, representantes de Aimorés, Lajinha, Durandé, Luisburgo, Reduto, São José do Mantimento, Simonésia e São João do Manhuaçu.

A diretora do CBH-Manhuaçu, integrado no total por 28 municípios, Isaura Paixão, deu as boas vidas aos presentes. “Esperamos sair daqui melhores do que chegamos, com mais conhecimento, com mais crescimento para todos os municípios na área de recursos hídricos e saneamento” – afirmou. Fabiano Henrique da Silva, do IBIO – Instituto Bioatlantica, lembrou que as demandas apresentadas vão subsidiar a decisão do próprio comitê na alocação de recursos para os próximos cinco anos para projetos de água e esgoto. “Em novembro haverá um novo seminário para apresentação das demandas levantadas, com a presença dos órgãos financiadores como a Caixa Econômica, BNDES e os Ministérios das Cidades e da Integração. Objetivo é que apoiem os municípios nas ações que necessitarem para captar esses recursos externos” – pontuou Fabiano.

No seminário, realizado durante todo o dia, cada município teve a oportunidade de apresentar a sua realidade em relação a captação, tratamento e distribuição de água e sobre tratamento de esgoto. Eliezer Ribeiro, responsável técnico da Secretaria de Planejamento do Governo de Manhuaçu, apresentou os dados referentes ao município. “É uma oportunidade dos municípios trocarem experiências, informações e a IBIO ter noção da realidade do que acontece em cada um deles” – pontuou. O diretor do SAAE Manhuaçu – Serviço Autônomo de Agua e Esgoto, José de Aguiar e outros funcionários da autarquia também participaram do seminário juntamente com Senise Rocha, representando o Lions Clube “Flor de Manacá” e membro do CBH Manhuaçu.

Além de representantes dos municípios da Bacia do Rio Manhuaçu e do IBIU, o seminário regional teve a participação também de Ludmila Rodrigues, especialista de recursos hídricos da ANA – Agência nacional das Aguas. Segundo ela, na bacia do Rio Doce há ainda um grande passivo com relação ao tratamento de esgoto e abastecimento de agua na área rural. “A gente imaginou esse seminário para que os próprios municípios apontassem as diretrizes principais para aplicação dos recursos dentro do planejamento que foi elaborado, para subsidiar o próximo PAP – Plano de Aplicação Plurianual de recursos da cobrança na bacia, no final do ano” – destacou Ludmila Rodrigues.

O diretor técnico do IBIO – Instituto BioAtlântica, Edson de Oliveira, destacou que os seminários em Manhuaçu e os demais a serem realizados em outras bacias do Rio Doce, vão contribuir com subsídios para a elaboração do plano de aplicação plurianual. “O plano tem uma visão ampla de 20 anos, mas com metas estabelecidas para cumprimento em curto prazo” – completou Edson de Oliveira.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *