Durandé: Cidade recebe etapa do projeto OAB vai à Escola

oab-1 oab2Na manhã da terça-feira, 25/08, mais de 300 alunos do ensino médio da Escola Estadual Quinca Franco, em Durandé, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”.

Compuseram a mesa de destaque o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da Subseção, Wagner Alves Caldeira; os advogados Tatiane Alves Hot, Paulo Henrique Paiva, Jucimar Natalina Foca Simão, Gina Carla Tavares Colombo, Geraldo de Souza Filho, Renato Paiva Campos, Bruno Godinho Spínola e Bárbara Gomes de Oliveira; além do diretor da escola, Mário Zan Gonçalves de Oliveira; do professor Nelson de Souza; do prefeito de Durandé, Lauro Joaquim Simão; do presidente da Câmara municipal de Durandé, vereador Edinei Moisés Barbosa; e o comandante do destacamento PM de Durandé, Cabo José Arzúrio Vieira da Silva.

Após a execução do Hino Nacional, o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, explicou que “o objetivo do projeto OAB vai à Escola é justamente conscientizar, educar e proporcionar, acima de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sempre como protagonista do desenvolvimento e evolução do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evolução, buscando sempre o topo, o lugar de destaque e para isso precisamos estimular e motivar os nossos jovens para que sigam este objetivo”, citou.

Ele destacou também que “este projeto desenvolvido pela OAB Manhuaçu visa complementar o heroico trabalho realizado pelos diretores, professores, educadores e especialistas de cada uma das escolas visitadas. Confesso que já é possível colher bons resultados do projeto OAB vai à Escola. Os assuntos abordados mexem com a forma de pensar dos alunos. Temos visto muitos alunos que estão mudando de pensamento por causa das palestras”, comentou.

Ao final, Alex Barbosa de Matos agradeceu a forma carinhosa e respeitosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos.

Para o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira, “A missão da OAB Manhuaçu com a palestra de hoje é mostrar para o jovem que além de direitos ele tem deveres, que devem ser colocados em prática todos os dias. Enquanto defensor dos direitos da criança e do adolescente, temos visto que eles pensam que só têm direitos e isso é muito grave. Essa atitude fez com que o Brasil inteiro fomentasse discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, por exemplo. Se isso acontecer, o próprio adolescente será o responsável. O nosso foco foi passar para os alunos que para terem direitos exercidos, precisa primeiramente cumprir com seus deveres”, destacou.

OAB Manhuaçu como exemplo para a sociedade

A participação da advocacia em eventos sociais e de valorização da própria classe tem sido importante para o fortalecimento do elo entre os advogados e demais instituições. No campo social, a mobilização dos colegas não tem sido diferente. A cada etapa, mais e mais advogados participam das palestras, dando contribuição para a formação dos adolescentes.

Para o advogado Paulo Henrique Paiva, o trabalho executado pelo presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos é um exemplo a ser seguido por pessoas que estão em cargos de liderança. Além disso, Paulo Henrique afirmou que o projeto foca em dois importantes pilares da sociedade: a necessidade de se cuidar bem dos idosos e dos jovens. “Quando pensamos numa sociedade justa, é fundamental valorizar os idosos e dar condições de que os jovens possam desempenhar o seu melhor. Esse projeto visa justamente isso. Estou muito satisfeito em poder participar desta etapa. Parabéns ao presidente Alex pela iniciativa pioneira”.

O advogado Renato Paiva Campos ressaltou a importância de se aproveitar as oportunidades enquanto ainda se é jovem. “Na minha época, era muito complicado ir para uma Faculdade, por exemplo. Hoje é muito mais simples. Mesmo assim, não impediu que meus irmãos e eu estudássemos. Quem é jovem deve ter essa noção. O estudo é muito importante para que tenham um futuro melhor. A vinda do projeto a esta escola foi muito produtiva. Parabéns ao presidente Alex Barbosa por ajudar a enriquecer de conhecimento esses alunos”.

A advogada Jucimar Natalina Foca Simão foi aluna da escola e citou que os professores devem ser valorizados. “A hora de buscar conhecimento é agora. Os jovens devem aproveitar que estão cheios de energia para estudar e busca aprimorar cada vez mais aquilo que aprendem. Neste sentido, os professores devem ser valorizados. Espero que eles continuem os estudos, antes que seja tarde demais. Talvez no futuro, estudar pode fazer falta para quem abandona a sala de aula”.

O advogado Bruno Godinho Spínola também foi aluno da Escoda Estadual Quinca Franco e retornou nesta etapa do projeto OAB vai à Escola para contribuir com o que recebeu de conhecimento nos anos em que estou naquele educandário. “Fiquei muito feliz com o convite feito pelo presidente Alex Barbosa, pois parte da minha história foi construída nesses muros. Aqui fiz amigos e fui muito feliz. Hoje, retorno para deixar uma mensagem muito importante aos alunos. Não importa qual profissão você irá seguir, importante é ser honesto e fazer com prazer aquilo que escolheu. Não se importe com dinheiro, pois quando trabalhamos com alegria, isso deixa de ser um trabalho”.

Entidades reforçam o projeto

De acordo com o diretor da escola, Márcio Zan Gonçalves de Oliveira, a avaliação da palestra é a melhor possível. “Todos os assuntos foram abordados de forma excelente. Os palestrantes tocaram em pontos extremamente fundamentais para os alunos. Todos sabem seus direitos, mas poucos conhecem seus deveres. Acho que esta abordagem veio de encontro com as necessidades dos adolescentes. Eles precisavam ouvir isso. Recebemos muitas orientações de cunho religioso, ou até mesmo de outras entidades, mas nenhuma delas falou com tanta propriedade de assuntos afetos ao mundo desses jovens. A diretoria da OAB Manhuaçu, através do seu presidente Alex Barbosa de Matos, está de parabéns pela iniciativa”.

Para o policial militar, cabo José Arzúrio Vieira da Silva, que representou o Destacamento PM de Durandé, dar apoio e incentivo à crianças e adolescentes também é uma missão da Polícia Militar. “Esse projeto vem de encontro ao trabalho que executando com o Proerd aqui na escola. É muito importante reforçar esse discurso, pois devemos trabalhar a cabeça do ser humano desde cedo. Parabéns à OAB Manhuaçu, na pessoa do seu presidente Alex Barbosa por essa brilhante iniciativa”.

O prefeito de Durandé, Lauro Joaquim Simão, ficou satisfeito com o projeto. “Durandé abraça iniciativas como esta. É sempre um prazer participar de ações que visam valorizar os nossos jovens. Parabéns à diretoria da OAB Manhuaçu, na pessoa de seu presidente Alex Barbosa pela iniciativa”. O presidente da Câmara de Durandé, vereador Edinei Moisés Barbosa também elogiou a iniciativa e abriu as portas da Câmara para futuras etapas do projeto. “Contem conosco. O Poder Legislativo de Durandé apoia causas nobres como esta”.

Alunos interagem com palestrantes

Pelo comportamento exemplar e olhares atentos a toda a palestra, os alunos da Escola Estadual Quinca Franco foram muito elogiados, não só pelo corpo docente do educandário, mas também pelas autoridades presentes.

Com muitas dúvidas, principalmente a respeito da redução da maioridade penal, os alunos interagiram com os palestrantes. O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Isaac de Souza Berbet, indagou sobre os direitos civis dos menores de 18 anos. Ele quis saber se com a redução da maioridade penal, os adolescentes entre 16 e 17 anos também poderão tirar carteira e ter outros direitos assegurados.

Já a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Lara Viana Huebra, afirmou que seria melhor investir em melhores condições de educação e emprego para os jovens antes de se reduzir a maioridade penal. “Temos muitas leis, mas poucas são efetivas. Nós, adolescentes, ao cumprir com os nossos deveres, precisamos, sim, de garantias dos nossos direitos”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *