Manhuaçu: Beneficiários do Bolsa Família são convocados

As quase quatro mil famílias em Manhuaçu, beneficiarias do programa social Bolsa Família, terão que passar por acompanhamento durante os próximos trinta dias. O trabalho começa na segunda-feira, 24/08, prosseguindo até o dia 25 do próximo mês de setembro.

Realizado pelo Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, o acompanhamento prevê a realização de pesagem, medição e apresentação do cartão atualizado de vacinas, no caso das crianças de idade de zero a sete anos cujos pais estão incluídos no Bolsa Família.

O trabalho de atualização de dados também vai atingir as mulheres gestantes, que devem apresentar o cartão de comprovação das consultas de pré-natal. As demais mulheres das famílias beneficiárias, em idade fértil que vai de 13 a 44 anos, também devem comparecer para a realização da pesagem.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Saúde, responsável pela realização do serviço, Karina Cerqueira de Carvalho, os beneficiários do bolsa família devem comparecer à unidade do ESF onde recebem atendimento no município para o trabalho de acompanhamento. Onde não existe uma Unidade do ESF, como os bairros da área central de Manhuaçu, a referência para o acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família é a UBS – Unidade Básica de Saúde – do bairro Bom Pastor.

Compromisso é contrapartida

Manhuaçu possui hoje 3.827 famílias beneficiadas pelo programa social do Governo Federal. A estimativa é que aproximadamente 15 mil pessoas devam passar pelo acompanhamento, levando em conta que em cada família existem pelo menos quatro pessoas na situação.

O objetivo do acompanhamento é o cumprimento das metas propostas pelo governo para cada família registrada no programa. O governo federal determina a realização do levantamento duas vezes ao ano como contrapartida para que as famílias continuem recebendo o benefício. A falta do acompanhamento por três vezes consecutivas pode ocasionar o bloqueio do repasse do benefício.

O acompanhamento é realizado sempre duas vezes ao ano, entre janeiro e março, e no segundo semestre, entre agosto e setembro. “Ao realizar o cadastro para os programas sociais na Assistência Social, a pessoa assume o compromisso de realizar esse acompanhamento na saúde, então a gente pede para que as pessoas compareçam aos ESFs” – concluiu a nutricionista Karina Cerqueira.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *