Vida e Saúde: Vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado

vacinacao-polio-2015A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil começa neste sábado, dia 15/08, com o Dia D de Mobilização, e vai até 31 de agosto. Pais ou responsáveis devem levar as crianças de seis meses a menores de cinco anos para se vacinarem contra a Poliomielite.

No Dia D de Vacinação os postos de saúde estarão abertos de 08h às 17h. A Pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda. A doença provoca a paralisia irreversível das pernas e é causada pelo poliovírus. A transmissão ocorre por via oral. Não existe cura e nem tratamento para a Paralisia Infantil. A vacinação é a única forma de se prevenir da doença.

A vacina é gratuita e protege contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3). Em Minas Gerais, a expectativa é imunizar mais de um milhão de crianças. Não há contra indicação à vacinação.

A campanha vale não só para o reforço de quem está com o calendário em dia, mas também para colocar em dia a vacinação atrasada. Por isso, os profissionais de saúde recomendam que os pais não se esqueçam de levar o cartão dos filhos na hora da vacinação.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *