Manhuaçu: Nailton Heringer busca recursos na Funasa

O prefeito de Manhuaçu e presidente do Cisab – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Nailton Heringer, esteve, na última semana, na sede da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, com a finalidade de buscar recursos para os municípios da região que integram o Consórcio. A situação de escassez hídrica e a necessidade de alternativas a ela pautou o encontro.

“Nós temos compromisso com 27 cidades do Cisab, todas enfrentando sérias dificuldades no que tange a abastecimento e qualidade de água, e também a questão dos resíduos” – comentou Nailton Heringer ao demonstrar sua preocupação com a questão do esgotamento sanitário em toda a região. “Dentro dessa visão é que estamos trabalhando, pedindo ao governo, por meio da Funasa e outros órgãos, para que tenhamos uma visão melhor e recursos para atender nossas cidades” – discorre o presidente do Cisab.

Diante de uma das maiores crises hídricas que o país que vivenciou, resta aos municípios estratégias de armazenamento de água, porém essas estratégias são caras. Especialistas da área acreditam que a situação somente se normalize a partir de 2023. “Estamos bastante tensos. Nos falta recursos para fazer barragens, precisamos de perfuração de poços, não temos dinheiro para isso. Estamos buscando, provocando essas conversas desde o início do ano” – continua Nailton Heringer. Segundo o prefeito, o Cisab ainda solicitou caminhões pipa, para abastecimento emergencial enquanto não chegam os recursos para a perfuração de poços.

“Também aproveitamos para fazer um alinhamento de posições com a Funasa, já que sempre foi uma instituição parceira e agora está sob nova direção” – comentou a superintendente do Cisab, Tânia Duarte, ao referir-se ao novo superintendente regional de Minas Gerais, Marco Antônio Câmara, que participou da reunião. “Mostramos para eles o trabalho que o Cisab tem desenvolvido, quais são nossas demandas, e notamos que há, realmente, um interesse deles no que os consórcios têm feito” – analisou Duarte.

Por fim, o prefeito Nailton Heringer mostrou-se pouco entusiasmado com relação às respostas da instituição. “Nós fomos muito bem recebidos lá, mas o que temos visto são respostas desanimadoras, porque sempre estão dizendo da questão da falta de recursos. E os poucos recursos que têm demandam projetos muito bem feitos, que nem sempre temos condições para fazê-los. Voltamos com o coração apertado” – externou Nailton Heringer, que tornou a conclamar a população a economizar água. “Precisamos continuar atentos ao cuidado com o gasto de água tratada. Não temos água para desperdiçar lavando calçadas, ruas etc. Se não economizarmos vai faltar. O cenário é muito ruim em toda região sudeste” – alerta.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *