Manhuaçu: Profissionais da saúde participam de palestra sobre humanização

humanização-saude-manhuacu-curso humanização-saude-manhuacu-curso-2Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfim profissionais da saúde municipal que atuam na ESF – Estratégia de Saúde da Família, Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga acompanharam na noite de quinta-feira, 30/07, a palestra sobre humanização no SUS – Sistema Único de Saúde, com a ouvidora e referência do núcleo de gestão regional, da secretaria de Estado da Saúde, regional Manhumirim, Silvana Werner Fraga. Organizada pelo Governo de Manhuaçu, por meio da coordenação de Atenção Primária à Saúde, a palestra é mais uma etapa da capacitação dos profissionais do setor.

“A política nacional de humanização é como se o gestor fosse colocar uma nova estratégia de agir saúde. Considerado esse aspecto de relacionamento como paciente, o aspecto de relacionamento do sistema, da instituição com o profissional e, desse profissional com o paciente, essa política vem de encontro com algo que precisa ser exercitado de fato. É preciso sair daquela característica que faz se quiser, para que haja uma postura diferenciada, principalmente em relação ao profissional com o usuário” – enfatiza Fraga.

Para a enfermeira da ESF Santa Luzia, Elinéria Márcia, a palestra, além de capacitar, faz com que o profissional reavalie a maneira como lida com o trabalho. “Às vezes a rotina do serviço impõe tanto de si mesma, que passamos por cima dessa questão de dar uma atenção maior, de se preocupar com o paciente como um todo. Às vezes a gente só olha o problema que aquele paciente apresenta no momento. Então, essa palestra nos leva a refletir em qual profissional estamos sendo” – relata a enfermeira.

A palestra faz parte do PETI – Programa de Educação Permanente, que visa oferecer uma capacitação continuada aos profissionais. “Nós temos um trabalhado muito sobre esse tema, pois temos que ser mais humanos no atendimento. Quando falamos de humanização, falamos de uma via de mão dupla, dos nossos profissionais com os usuários, e nós gestores temos que ter essa mesma conduta com nossos profissionais para que eles possam fazer um trabalho ainda melhor” – defende Adriana Verli, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, da secretaria de Saúde de Manhuaçu.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *