Manhuaçu: OAB e Hemominas realizam campanha de doação de sangue

Na manhã da terça-feira, 28/07, o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, acompanhado da integrante da comissão de direitos humanos da Subseção, Francine Vicente Salazar e do presidente da comissão de direito eleitoral, Igor Lacerda de Oliveira, se reuniu com a gerente administrativa do Hemonúcleo Regional de Manhuaçu, Gisele Rodrigues Malta, a fim de ajustar a realização de campanha institucional voltada à doação de sangue, em parceria com a Fundação Hemominas.

Também participaram da reunião o funcionário do setor de cadastro, Edson Fernandes de Oliveira e a funcionária do setor de captação do Hemonúcleo de Manhuaçu, Sílvia Helena Reis.

O objetivo da campanha é convocar não só os advogados e seus familiares, mas toda a sociedade dos 19 municípios que compõem a Subseção, visando aumentar o número de doadores de sangue, principalmente, durante essa época, quando os estoques ficam reduzidos.

Segundo o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, a campanha surgiu com o propósito de contribuir com o crescimento do número de doadores no Hemonúcleo Regional de Manhuaçu, responsável por atender os hospitais da região. “A atual gestão da OAB Manhuaçu, sempre preocupada com as necessidades da sociedade, de forma pioneira, resolveu se mobilizar para a coleta e conscientização da doação constante, e assim colaborar para esta causa tão nobre que é a doação de sangue. Um ato que salva vidas. Seja qual for o seu tipo de sangue, doe!”, conclamou.

O presidente da comissão de direito eleitoral da Subseção, Igor Lacerda de Oliveira, falou do espírito de responsabilidade social que envolve a advocacia e a sociedade. “A atual gestão da 54ª Subseção da OAB/MG tem se destacado pela realização de eventos de cunho social, voltados ao bem estar da sociedade, ao mesmo tempo em que defende a valorização da advocacia e a proteção integral das prerrogativas de nossa classe”, salientou.

A integrante da comissão de direitos humanos da Subseção, Francine Vicente Salazar, esclareceu que o início da campanha está previsto para o dia 11 de agosto, Dia do Advogado, com término no dia 11 de setembro. “Estipulamos como meta, o cadastro de 100 novos doadores voluntários”, ressaltou.

Para a gerente administrativa do Hemonúcleo Regional de Manhuaçu, Gisele Rodrigues Malta, “é fundamental firmar parcerias como esta. O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, é mais um importante parceiro que veio para somar e estamos muito satisfeitos com isso. Com essa parceria, vários advogados de toda região virão aqui para doar sangue, de forma inédita, ou seja, nunca havia sido feita uma parceria como esta, entre a OAB Manhuaçu e o Hemominas. Queremos agradecer a oportunidade de firmarmos esta parceria, que é realizada de forma voluntária. Nós estendemos o tapete vermelho para os nossos doadores, pois estes saem de suas casas para realizar um dos gestos mais bonitos que temos que é o de doar vidas”, citou.

De acordo com a funcionária do setor de captação do Hemonúcleo de Manhuaçu, Sílvia Helena Reis, “os nossos dados estatísticos apontam que a maior parte dos nossos doadores vem da zona rural. Por isso, precisamos, urgentemente, conscientizar os moradores da zona urbana para que venham doar. Necessitamos que as pessoas toquem seus corações e venham no dia 11 de agosto participar desta campanha conosco. Não importa o seu tipo sanguíneo ‘O A B’, doe sangue”, destacou.

Segundo o funcionário do setor de cadastro do Hemonúcleo de Manhuaçu, Edson Fernandes de Oliveira, “basicamente, para ser um doador é necessário ter e estar em boa saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos deve estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); portar documento de identidade com foto; ter peso acima de 50kg; dormir bem a noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação, alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso; não usar drogas; não apresentar ferimento ainda não cicatrizado; não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos 7 dias; não ter contraído doenças sexualmente transmissíveis; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não estar grávida ou em período de amamentação; não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses; não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. A doação pode ser feita de 7h30 as 11h30, de segunda a sexta-feira. Cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pacientes”, pontuou.

Hemonúcleo Regional de Manhuaçu

O Hemonúcleo Regional de Manhuaçu iniciou suas atividades em 1992. A presença da Hemominas na região garantiu a melhoria dos serviços hemoterápicos e hematológicos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes com hemofilia e doença falciforme que contam com acompanhamento e tratamento próximo de suas residências. A sede própria, inaugurada em 04/11/2005, possui estrutura para coletar 600 bolsas de sangue por mês e o ambulatório realiza atendimento aos pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias. Ele está situado na rua Frederico Dolabela, 289, Centro, em Manhuaçu. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30. As doações podem ser agendadas pelo telefone 155 ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *