Manhuaçu: Enfermeiros treinados para usar concentrador de oxigênio

oxigenador-sus-manhuacu Uma parceria entre o Governo de Manhuaçu, por meio da secretaria de Saúde, com a empresa Lumiar Saúde, promoveu na tarde da terça-feira, 28/07, uma capacitação para os enfermeiros das unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família do município, sobre manuseio e o cuidado com o concentrador de oxigênio, um equipamento médico utilizado em oxigenoterapia, que produz oxigênio para pacientes com problemas respiratórios. O município atualmente garante assistência com esse equipamento a 22 usuários da rede municipal de saúde.

A coordenadora do setor de compras da secretária de Saúde, Marilza da Rocha, responsável pela contratação e empréstimo do equipamento, explica como é feito o procedimento. “Vários usuários que estão internados, para sair do hospital precisam continuar usando o oxigênio. Então esse usuário procura a secretaria com os documentos que indiquem essa necessidade. Esses documentos serão submetidos a uma auditoria e, com o parecer do médico auditor, comprovando que esse paciente necessita fazer a oxigenoterapia domiciliar, nós vamos fornecer” – relata.

A coordenadora de Atenção Primária, Adriana Verli, explica que o tratamento com o concentrador é indicado para pacientes com doenças pulmonar crônica e hipoxemia crônica, na busca de aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Esses fatores levaram a parceria para qualificar os profissionais que lidam diretamente com quem faz uso dos equipamentos. “É importante para que o profissional possa manusear melhor o equipamento, e com isso oferecer um atendimento com melhor qualidade, um atendimento que vai oferecer um suporte à saúde, vai dar uma sabedoria maior a essa pessoa que faz uso de oxigênio. Para esse profissional conhecer o equipamento para manusear da forma correto e levar esse benefício para o paciente” – destaca o coordenador da Lumiar Saúde, rodrigo Augusto de Sá.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *