Vida e Saúde: Público masculino na prática de Pilates

Até há pouco tempo, o pilates era praticado, em sua grande maioria, pelo público feminino. Porém, isso veio mudando ao longo dos anos, e a prática desse tipo de exercício conquistou também os homens. O fisioterapeuta da Physio Pilates – Polestar Lúcio Santana explica que o método é um grande aliado para reduzir tensões, eliminar estresses e aumentar a disposição sexual. Ele acredita que o pilates vem conquistando cada vez mais a simpatia dos homens, graças ao apoio dos médicos e especialistas, que ajudam a esclarecer que o método pode ser indicado para atividades que superam a cura de patologias. O método foi inventado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, na década de 1920, e hoje já se faz presente no mundo todo.

Lúcio trabalha tanto com o pilates no solo (Mat) quanto nos equipamentos, que ajudam, ao mesmo tempo, no desenvolvimento da consciência profunda do corpo, de força e resistência muscular. “Equilíbrio, postura, flexibilidade, estabilidade, tudo pode ser aprimorado com o pilates, uma das atividades mais completas para o corpo humano. O método ainda colabora para melhorar a respiração, a circulação, o fortalecimento do corpo e a resistência”, ressalta o especialista.

A fisioterapeuta Flávia Miranda Pimentel explica que é importante praticar o pilates, por ser uma ginástica elaborada para se adaptar do sedentário ao atleta, do jovem ao idoso, utilizando-se de aparelhos com molas, que evitam a sobrecarga e o impacto articular. “Os benefícios são promover ganho de força muscular, concentração, e trabalhar a respiração. Pode ser praticado em qualquer idade, desde que a pessoa seja orientada por um bom profissional.”

Preconceito

Sobre a grande procura pelos homens nos últimos anos, Flávia lamenta que eles ainda sejam minoria dentro do estúdio. “O que existia era muita falta de informação e preconceito. Nos últimos tempos, muitos homens procuraram o pilates por indicação médica, para melhorar dor na coluna, lesões de joelhos, e acabaram percebendo que a técnica não era somente alongamento. A mídia também ajudou a divulgar, quando mostrou que os atores Brad Pitt, Reynaldo Gianecchini e Carmo Dallla Vecchia também são praticantes.”

Ela ressalta que a classe masculina já está percebendo que a prática do pilates não é uma atividade leve. “Existe, sim, um preconceito, que é logo desfeito na aula experimental, na qual os homens percebem que o exercício feito com qualidade de movimento exige bastante da musculatura. A procura tem sido do jovem ao idoso, com o objetivo, na maioria das vezes, de alívio da dor. O pilates é uma atividade que proporciona benefícios físicos e estéticos. Para os sedentários, é recomendado três vezes por semana e, para quem pratica outra atividade, de uma a duas vezes é o suficiente.”

 

O Pilates também é indicado para pessoas da terceira idade, pois encurtamentos, fraqueza muscular, amplitudes reduzidas, padrões errados de movimento, lesões antigas, má postura, falta de consciência corporal e perda de equilíbrio, respiração encurtada, entre outros, são combatidos em cada sessão.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *