Manhuaçu: 4ª Plenária de Saúde elege delegados para Conferência Estadual

060708090302 03 04 5Foi realizada com boa participação da sociedade de Manhuaçu a 4ª Plenária Municipal de Saúde. O evento organizado pelo Conselho de Saúde, com a participação da Secretaria de Saúde e Prefeitura, contou com cerca de 200 participantes representando diversos segmentos. A Plenária aconteceu no anfiteatro da Câmara de Vereadores onde foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual em Belo Horizonte, a ser realizada de 1º a 4 de setembro, no Expominas, com a previsão de cerca de 3 mil pessoas de todas as regiões do Estado. A última etapa é a 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o período de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. O tema principal em todas as etapas é “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

Abertura do evento

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu, falou do comprometimento que o Conselho tem tido com a causa da saúde pública, reforçando a necessidade de mais fortalecimento e mais luta em prol das melhorias necessárias no Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, Dr. José Rafael de Oliveira Filho, destacou a importância do evento como fórum de discussões de propostas para se enfrentar os desafios da saúde no município.

A gerente regional de Saúde/GRS de Manhumirim, Cici Magalhães, falou de algumas importantes propostas que o Governo de Minas tem para Manhuaçu, informando que nos próximos dias será anunciado o início do processo de credenciamento do Hospital César Leite como unidade de saúde de alta complexidade, qualificando-o para procedimentos que, atualmente, são realizados em outros municípios referenciados.

O prefeito Nailton Heringer lamentou que em um momento em que o país deveria investir mais na saúde pública, acontece o contrário com o anúncio de cortes no orçamento. Mas, não se deve esmorecer, pois afinal todos queremos e necessitamos de mais saúde. Heringer valorizou a presença dos participantes na 4ª Plenária.

Palestras e eleição dos delegados

Ao longo do dia várias palestras aconteceram com os objetivos apresentados pelo Ministério da Saúde para as etapas municipal, estadual e nacional da 15ª Conferência de Saúde. Dúvidas foram esclarecidas com a participação dos palestrantes ao final dos eixos de discussão propostos.

Em seguida os delegados e delegadas foram eleitos para representar o município em Belo Horizonte na 8ª Conferência Estadual. Os delegados titulares que representam os usuários do SUS são Maria Imaculada Dutra, Vergílio Nascimento da Costa, Gleisa Otoni Dutra e Marivaldo Anselmo. Foram eleitos como delegados suplentes Milton Filgueiras, Carmem Lúcia Moreira Schuenck, Shirley Miranda Teixeira e Maria de Lourdes Oliveira.  Os representantes dos prestadores de serviço são Sulamita Heringer Moreira Bernardino (titular) e Vicente de Paulo Rodrigues (suplente). Representam o Governo de Manhuaçu Maria de Fátima Mayrinck (titular) e José Rafael de Oliveira Filho (suplente). Os trabalhadores serão representados por Fernando Rocha de Jesus e Miria Marlene Loyola (titulares) com Marize Gonçalves (ESF) e Emília Aparecida de Assis (NASF) como suplentes.

Manhuaçu realizou somente uma Plenária de Saúde, pois aconteceu na cidade há dois anos a 10ª Conferência Municipal de Saúde, evento também organizado pelo Conselho de Saúde.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *