Manhuaçu: Designada juíza para Lajinha. Pedido da OAB

oab-juiza-lajnhaDesde a realização do ato público ocorrido em Lajinha no dia 27 de maio, que reuniu advogados, centenas de populares, representantes de igrejas, maçonaria, escolas, sindicatos, cooperativas, servidores públicos e autoridades dos municípios de Lajinha, Chalé e São José do Mantimento, a diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG ampliou as reivindicações junto ao TJMG, visando a imediata nomeação de juiz de direito que atendesse diariamente a comarca de Lajinha.

As cobranças se estenderam até a manhã desta sexta-feira, 11/07, quando o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, durante reunião com superintendente adjunto da Superintendência Administrativa do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, ocorrida em Manhuaçu, destacou mais uma vez a situação precária e de abandono vivenciada pela comunidade jurídica de Lajinha, reforçando a necessidade de imediata nomeação de juiz para a comarca.

No início da noite desta sexta-feira, o presidente Alex Barbosa de Matos foi informado pelo desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, que o pedido da OAB Manhuaçu foi atendido, tendo a presidência do TJMG, designado a juíza substituta Paula Roschel Husaluk para responder diariamente pela comarca de Lajinha. Ela assumirá suas funções a partir de 29/07 (terça-feira). A designação será publicada no Diário Judicial Eletrônico da próxima segunda-feira (13).

Segundo o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “o ato público realizado no dia 27/05 foi decisivo para que obtivéssemos esta vitória e serviu para que a nossa valorosa classe revelasse a toda sociedade os problemas que enfrentamos com a falta de estrutura do Judiciário em 1ª instância. Desde que assumimos a gestão da Subseção temos lutado de forma incansável para ver suprida a ausência estatal e melhorar a prestação jurisdicional em cada uma das comarcas que compõem a nossa Subseção, em especial, a comarca de Lajinha”, comentou.

Alex Barbosa de Matos fez questão de agradecer, penhoradamente, ao vice-presidente da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira e a cada um dos advogados e advogadas militantes na comarca de Lajinha que não mediram esforços para que esta conquista fosse alcançada. Ele também agradeceu aos representantes de igrejas, maçonaria, escolas, sindicatos, cooperativas, servidores públicos e autoridades dos municípios de Lajinha, Chalé e São José do Mantimento por fazerem parte do ato público histórico que culminou nesta conquista.

Ao final, Alex Barbosa de Matos dedicou esta vitória à memória do advogado Sidney Hubner França Camargo, falecido no dia 03/06, vítima de acidente de trânsito.

“Em nome da diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG quero dedicar ao saudoso amigo e colega de trincheiras, Sidney Hubner França Camargo, esta importante conquista do povo de Lajinha, Chalé e São José do Mantimento. Sidney Camargo, jovem advogado, de conduta ilibada, que seguia os trilhos da advocacia com muito afinco e determinação, partiu muito cedo para a companhia do nosso Pai Celestial, mas deixou um legado de honradez. Ele morreu defendendo os interesses da comarca de Lajinha. Combateu o bom combate. Sidney nunca se furtou a levar justiça àqueles que tinham sede de justiça. Prestou relevantes serviços ao Poder Judiciário local. Por isso, ficam aqui, os nossos singelos agradecimentos a este combativo advogado que foi para tantos um exemplo de ser humano, pela sua força, inteligência, humildade e dedicação à sua família”, concluiu.

Movimento acorda justiça

Alex Barbosa de Matos lembrou que “no dia 28 de agosto de 2013, a OAB Manhuaçu liderou o histórico Movimento Acorda Justiça, onde advogados, serventuários da justiça, estudantes, autoridades públicas e a população se manifestaram contra a morosidade da justiça. A ação aconteceu simultaneamente em frente ao Fórum das cinco comarcas que integram a subseção, inclusive de Lajinha”, citou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *