Governador Valadares: Seminário discute desafios da escassez hídrica

SEMINARIO-VALADARES-2
SEMINARIO-VALADARESRepresentantes dos Comitês da Porção Mineira da Bacia Hidrografia do Rio Doce e autoridades políticas representando alguns municípios da mesma competência, estiveram reunidos durante toda terça-feira, 07 de julho, na Faculdade Pitágoras, em Governador Valadares, para debater soluções por meio do III Seminário Águas de Minas: Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade, promovido pela ALMG – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. A presidente do CBH – Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, Isaura Paixão, esteve presente, acompanhada do secretário de Comunicação Senisi Rocha, que é vice-presidente do CBH, que representou a entidade e o Governo de Manhuaçu.

O presidente da Comissão Extraordinária das Águas da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB), não pode comparecer ao Seminário e foi representado pelo vice-presidente deputado Leandro Genaro (PSB), que mostrou preocupação com o esgoto lançado nos rios sem tratamento, cobrando uma solução de Valadares e das demais cidades e região. “Cerca de 90% do esgoto é lançado sem tratamento, e isso está associado a muitas doenças” – afirmou.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, ponderou sobre a falta de água e destacou alguns fatos que vem contribuindo para esse feito. “O Vale do Rio Doce, ao longo de sua história, foi muito devastado, o que agrava a situação, trazendo o assoreamento dos rios. Nesse sentido, a educação ambiental se faz muito importante” – ressaltou.

Senisi Rocha foi fez uso da palavra e apresentou o trabalho que vem sendo realizado na Bacia do Rio Manhuaçu. “Essa iniciativa da Assembleia Legislativa tem oportunizado um relevante debate entre os diversos atores da causa ecológica, contribuindo com propostas que serão encaminhadas aos deputados estaduais para a construção de leis ou propostas de ações benéficas à preservação e recuperação dos recursos naturais” – avaliou.

Durante parte do tempo em que estiveram reunidos, todos os representes tomaram conhecimento das propostas elaboradas e documentadas a partir de levantamentos feitos pelas CTIs – Comissões Técnicas Interinstitucionais, ao todo o documento é composto por 38 propostas. Em outro momento, os participantes formaram dois GT – Grupos de Trabalho. Em cada grupo, além de discutir as propostas constantes no documento, aprovaram novas propostas de abrangência estadual. O primeiro grupo discutiu pontos como a escassez hídrica, a gestão de recursos hídricos e fomento, custeio, receitas e destinação, O segundo grupo avaliou as questões ligadas ao saneamento e saúde, atividade minerária, indústria e energia e agricultura, pecuária e piscicultura.

Ao todo serão nove encontros em regionais distribuídas pelo estado, Governador Valadares foi o terceiro. A partir dos apontamentos identificados pelos grupos, serão levadas propostas à etapa final do Seminário, que vai ser realizada em Belo Horizonte.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *