Cerca de 700 pessoas de Manhuaçu tem que buscar medicamentos na Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Manhumirim. Para acabar com esse problema o Conselho Municipal de Saúde (CMS) colocou o assunto em pauta várias vezes, inclusive em gestões passadas, solicitando a Secretaria de Saúde a dispensação dos medicamentos excepcionais na farmácia do SUS local, mas sem resultado.
Novamente o assunto ganhou espaço na reunião do Conselho e apoio do vereador Jânio Mendes, de Realeza e da gerente regional de Saúde, Cici Magalhães que recebeu o presidente do CMS, Nelson de Abreu, o vereador e a secretária Elisabeth Marçal, na sede da GRS, em Manhumirim, na última semana.
Na reunião foram colocados tudo o que fora discutido pelos conselheiros de saúde reforçando os transtornos e dificuldades dos usuários de Manhuaçu para buscar os medicamentos, quando os mesmos poderiam ser dispensados no próprio município.
Foi reiterado pela Gerência Regional de Saúde que basta o município disponibilizar a estrutura que a GRS estará disponível para apresentar aos profissionais de Manhuaçu como se dá todo o processo de dispensação. Segundo Cici Magalhães será disponibilizada uma equipe da GRS para esta finalidade.
O presidente do Conselho, Nelson de Abreu, informou que a Secretaria de Saúde já foi informada oficialmente da decisão tomada pelo CMS e aguarda um posicionamento favorável quanto à montagem da infraestrutura para que a dispensação seja transferida para Manhuaçu.
Luiz Nascimento