Manhuaçu: Nova feira livre é assunto em reunião do CMDRS

feiralivre-cmdrs feiralivre-cmdrs-2Membros do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável –, órgão formado por 28 associações representantes das comunidades rurais e entidades sociais da área urbana de Manhuaçu, participaram de mais uma reunião mensal nesta segunda-feira, 06, no auditório da Câmara de Vereadores.

O presidente do conselho, Daniel Corsette, afirmou que a reunião foi bastante produtiva. Os encontros são sempre pautados por assuntos relacionados à agricultura familiar. “Mas todos os conselheiros têm a oportunidade de expressar também o que está acontecendo em sua propriedade, deficiências nas estradas, escolas, caixas de contenção, de saúde, lixo. Tudo isso é discutido aqui” – afirmou.

O extensionista agropecuário da EMATER, Paulo Cesar de Assis Pires, aproveitou a reunião para destacar a viagem programada para o dia quinze deste mês, quarta-feira da próxima semana, para participação na 86ª Semana do Fazendeiro, que acontece na cidade de Viçosa. “É um evento tradicional e uma oportunidade para os agricultores familiares conhecerem novas tecnologias, não só relacionadas ao café, mas em outras áreas presentes”- afirmou. A viagem é organizada em parceria com o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a EMATER e o CMDRS. Um ônibus vai levar os interessados e quem quiser participar deve garantir vaga ligando para o escritório da EMATER. O telefone é 3331-2752.

Outro assunto abordado foi a promoção pelo Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, da Festa da Agricultura Familiar, que vai acontecer no Parque de Exposições. Ainda em fase de elaboração da programação, a festa está agendada para o dia 29 de agosto. “Nós vamos ter concurso de redação com alunos da quinta série das escolas da zona rural e atividades durante todo o dia todo, brincadeiras para as crianças e futebol” – lembrou Daniel.

Expectativa com nova feira livre

O secretário de Agricultura, Sandro Tavares, membro do CMDRS, esclareceu que já foi concluída a licitação que definiu a empresa vencedora e vai ficar responsável pelo fornecimento das barracas para a nova feira. Segundo Sandro, foi solicitado que a empresa apresente o modelo da barraca, antes da finalização da compra do produto. “Estamos aguardando o modelo chegar para que seja feita a avaliação e posteriormente a aquisição do produto. Queremos ter a certeza que aquilo que estamos comprando é exatamente o que queremos e precisamos para atender à necessidade” – disse Sandro.

Os produtores que vão ocupar as barracas na nova feira livre foram treinados e receberam todas as informações sobre como produzir os alimentos. A nova feira livre terá no total 55 barracas e o mesmo número de produtores da agricultura familiar comercializando seus produtos. Os hortifrútis são livres de agrotóxicos, cultivados com a utilização de adubo mineral. “É interessante porque o que nós queremos é um produto de melhor qualidade e saudável para a população”, destacou Sandro Tavares.

Artesanato no Jk

Outra proposta apresentada na reunião do CMDRS é a criação de uma feira de artesanato, aproveitando o espaço vago do local da feira livre do JK durante a semana. “Nós usamos a área no JK para a feira dois dias por semana, então temos praticamente cinco dias com o espaço e queremos utilizar para incentivar o comércio com as pessoas que trabalham com artesanato.

Uma reunião programada para o dia 20 deste mês de julho, às quinze horas na Secretaria de Cultura, com as pessoas que trabalham com artesanato, vai definir o dia para a realização da exposição e comercialização dos produtos, aproveitando a estrutura já montada no local. “A feira poderá ter também produtos para alimentação, para que as pessoas possam ir lá encontrar amigos, bater papo, tomar um cafezinho, comer um salgadinho e aproveitado também para acompanhar a produção artesanal e adquirir os produtos” – concluiu Sandro Tavares.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *