Esporte: Handebol de Manhuaçu em busca de mais títulos

handebol-2 handebol-1Sob o comando do técnico Humberto Sotti, o Betão, e com o apoio do Governo de Manhuaçu, desde 2013, as equipes vão longe em busca de títulos, medalhas e reconhecimento. Tanto eles quanto elas vestem a camisa da seleção de Manhuaçu de handebol com garra. A grande maioria divide o tempo entre treinos, jogos e a rotina de estudo e trabalho em empresas da cidade. O último título dos dois times veio com vitória dupla, foi em junho, quando arrebatam o primeiro lugar da IV Copa Equipe de Handebol, que teve como sede a cidade de Muriaé. A próxima empreitada dos campeões são os Jogos de Minas Gerias, etapa microrregional, que acontece em Ponte Nova, entre os dias 22 a 26 de julho. “Estamos indo para disputar de igual para igual. Os nossos times passaram por uma renovação e estão prontos e capacitados à disputar o primeiro lugar” – conta Betão.

Desde que foi criado há 96 anos por um professor alemão, o handebol começou a ser praticado por pessoas das mais diversas nacionalidades. Atualmente, 183 países praticam o esporte de maneira amadora e também profissional, inclusive o Brasil, que com a equipe feminina foi campeã mundial em 2013. Um exemplo desse movimento que busca popularizar a modalidade é Manhuaçu. Há seis anos o primeiro passo para formar uma seleção foi dado, e quem saiu na frente foram as meninas. Três anos mais tarde os meninos se organizaram e a cidade passou a contar com a seleção em duas categorias.

No currículo, muitas vitórias e medalhas. Atleta de base, Aline Rodrigues começou a jogar com 15 anos. A experiência não alivia a tensão, mas a jovem de sorriso largo se diz pronta. “O coração fica acelerado, pois é uma competição muito importante pra gente. Nós que gostamos do handebol, que curtimos esporte, disputar a maior competição do estado é sempre uma emoção muito grande. Ficamos contando o tempo pra representar Manhuaçu e trazer uma medalha pra casa” – conta a atleta.

“Percebemos que o handebol vem evoluindo muito aqui em Manhuaçu desde 2013. Essa evolução acompanha um trabalho que vem sendo desenvolvido a partir do momento que a gente vê a parceria com uma instituição como a Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte. O trabalho das duas equipes, hoje, é tecnicamente bem fundamento” – defende o secretário de Esporte, Victor Rocha.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *