Manhuaçu: CAPS promove festa junina

caps3 caps1 caps2Os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial – II e AD – Álcool e outras Drogas – mantidos pelo Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram durante a tarde da segunda-feira, 29/06, o Terceiro “Arraia” Unificado.

A festa, que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, teve decoração característica, barracas com comidas típicas, de pescaria e acerte o palhaço, entre outras brincadeiras, além de quadrilha e até casamento na roça.

Segundo a coordenadora do CAPS II, psicóloga Lia Marcia Emerich Breder, a festa é realizada a algum tempo mas há três anos ocorre de forma unificada buscando valorizar a ideia de inserção social. “A gente tem aproveitado essas oportunidades para inserir os familiares dos atendidos e eles se sentem bem com isso, porque faz ficar tudo muito divertido aqui” – comentou.

Além dos usuários e familiares presentes, também funcionários dos dois CAPS e do prédio da Secretaria Municipal de Saúde também participaram da festa. O secretário de Saúde, José Rafael, prestigiou a festa. Quem também prestigiou foi o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder.

Álcool e outras drogas

A coordenadora do CAPS AD, psicóloga Gabriela de Assis Novais, destaca a importância da festa ocorrer de forma unificada, que proporciona uma maior interação junto com a comunidade e com os familiares e profissionais da saúde. “A gente tenta mesmo é trazer a família para esse tipo de promoção porque, às vezes, durante o tratamento ela nem participa” – destacou.

O CAPS AD tem três anos de funcionamento e atende hoje em média 270 pacientes, sendo trinta que ficam em permanência dia. Segundo Gabriela de Assis, o atendimento no centro atende usuários de álcool e outras drogas à partir da vontade própria do interessado e seus familiares. “A gente trabalha na lógica da redução de danos, ou seja, tratar sem a internação” – afirmou.

O serviço do centro de atenção oferece tratamento psicológico, psiquiátrico e atividade com educação física, enfermagem, terapia ocupacional e oficinas pedagógicas e terapêuticas. Para Gabreiela de Assis, o resultado do serviço é considerado bom, desde que o paciente tenha interesse. “Às vezes necessita de internação quando é uma crise mais grave. Nesse caso é buscado atendimento em hospitais credenciados pelo SUS” – completou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *