Manhuaçu: CMS aprova implantação de mais uma ESF na Vilanova

cms1O Conselho Municipal de Saúde (CMS), de Manhuaçu, recebeu seus integrantes na noite da quarta-feira, 17/06, para mais uma reunião ordinária. Além dos conselheiros estiveram presentes os vereadores Gilson César da Costa e Jânio Mendes. Foram apresentados relatórios da comissão de orçamento e finanças referentes ao 3º quadrimestre da contas da Secretaria de Saúde em 2014, Indicadores e metas do pacto da saúde para 2015. Na reunião, os conselheiros aprovaram a implantação de mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) para o Distrito de Vilanova. Também foi discutida a transferência da dispensação de medicamentos excepcionais para Manhuaçu. Vários outros assuntos marcaram a reunião do CMS.

Prestação de contas – relatório

A comissão de orçamento e finanças apresentou o resultado de levantamentos feitos nas contas do 3º quadrimestre da Secretaria de Saúde no ano de 2014. O conselheiro Vergílio Nascimento foi o responsável pela apresentação. Os pontos encontrados e que apresentavam divergências de informações foram explicados pelo conselheiro que pediu a aprovação de ambos os relatórios com a ressalva de que sejam feitas as correções necessárias. Os pareceres foram aprovados pelos conselheiros. Vergílio Nascimento disse ainda que ficou satisfeito com o tratamento recebido dos funcionários da prefeitura quando da visita da comissão.

Mais uma unidade de ESF para Vilanova

Foi aprovada pelo CMS a implantação de mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) no Distrito de Vilanova, onde cerca de 5 mil pessoas está sendo atendida por uma única equipe, sobrecarregando funcionários e principalmente, dificultando o acesso da população aos serviços do SUS. A conselheira e presidente do COUS (Conselho de Unidade de Saúde) do distrito, Gleiza Otoni Dutra, explicou a importância da implantação da nova equipe de saúde. O vereador Gilson César da Costa participou da reunião em busca de apoio junto ao CMS. Ele destacou todas as dificuldades vividas pelos moradores de Vilanova quanto a saúde. Os conselheiros aprovaram a implantação que será encaminhada pela Secretaria e Município. Gilson agradeceu e valorizou o empenho do CMS na luta por melhorias na saúde pública municipal.

Plenária de Saúde

Em vistas da 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em novembro, Manhuaçu realizará a Plenária Municipal de Saúde. A secretária Elisabeth Malta Marçal informou como será a logística do evento, os temas e palestrantes convidados, bem como a mudança de  local do evento para o Anfiteatro da Câmara de Vereadores. A data continua sendo a mesma, 11 de julho, de 08h00 às 17h00. A Plenária não é somente para o Conselho de Saúde e sim para todas as entidades envolvidas com o controle social do município. As inscrições devem ser feitas até o dia 30/06, junto ao CMS. Informações (33) 3332 3524.

Metas para 2015

Os conselheiros aprovaram os indicadores e metas do Pacto da Saúde para 2015. A apresentação foi feita pela conselheira e membro do setor de Planejamento da Secretaria de Saúde Ana Lígia de Assis. Houve questionamentos por parte dos conselheiros sobre os índices alcançados em 2014 e os estabelecidos como metas para 2015, todos esclarecidos. O Pacto foi aprovado.

Dispensação de medicamentos

Cerca de 700 pessoas de Manhuaçu tem que buscar medicamentos excepcionais na Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Manhumirim, o que gera custos, transtornos e dificuldades, principalmente para a população de baixa renda  da cidade e dos distritos. O assunto foi colocado em pauta, inclusive com a participação do vereador Jânio Mendes, de Realeza. Mendes informou que se reuniu com a GRS para entender como funciona o serviço e o que poderia ser feito para minimizar o problema. Segundo o vereador, a GRS autoriza a descentralização para Manhuaçu, capacita os funcionários que vão fazer as dispensações, basta que o município adéqüe sua estrutura para tal serviço.

Este assunto já fora debatido no Conselho de Saúde em outras reuniões e mais uma vez o CMS apóia e aprova a entrega dos medicamentos em Manhuaçu. Presente a reunião, o secretário de Saúde, Dr. José Rafael, disse que a entrega dos medicamentos na cidade é possível, mas entende que cada vez mais os Municípios estão assumindo responsabilidades e custos que deveriam ser do Estado, mas informou que o tema será estudado.

Outros assuntos

Foi apresentada ao Conselho de Saúde a escritura do terreno doado pelo Fundo Municipal de Saúde ao município, no Bairro Todos os Santos. Quando da cessão, o CMS pediu que no documento constasse que o terreno somente deveria ser utilizado para construção de obras para atender a saúde, o que foi descrito na escritura.

Conselheiros cobram da Secretaria de Saúde a regularização da distribuição de medicamentos, pois várias unidades estão com falta de remédios da farmácia considerada básica; Outra queixa é a demora da entrega de materiais utilizados por dentistas nas unidades de saúde prejudicando o atendimento; Regularização do transporte do médico para Bom Jesus de Realeza; Regularização do envio de luvas para as unidades de saúde e UPA, pois, embora sejam essenciais, chegam a faltar; Regularizar o horário de atendimento no Raios X da UPA; Conserto do compressor que gera barulho intenso na unidade; Aquisição de controle remoto para ar condicionado; Utilização correta das lixeiras encaminhadas para as unidades de saúde; Estudo do males causados por fumaça de secadores de café na região; Conserto de computador/Internet na unidade de saúde Santo Antônio para facilitar a emissão de receita médica.

O conselheiro Jadir cobrou ainda mais agilidade aos atendimentos dos pacientes do SUS na UPA e Hospital César Leite. Ele disse que pacientes estão esperando muito tempo para somente depois serem transferidos para o hospital, aumentando o risco de se adquirir outras doenças. “A UPA virou um hospital regional, mas sem estrutura para tal. Isso não pode continuar assim, é preciso fazer algo”, alertou o conselheiro.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *