Vida e Saúde: Usar o micro-ondas faz mal a saúde?

Micro-ondasO forno de micro-ondas é um dos utensílios domésticos mais utilizados atualmente. Ele aquece os alimentos porque nas moléculas de água presentes nas comidas tem o positivo e o negativo, as micro-ondas fazem com que a molécula fique rotacionando. Então, essa molécula de água vibrando produz calor e aquece o alimento. Contudo, seu uso gera muitas dúvidas e até mesmo alguns mitos. Por isso, selecionamos as dúvidas mais comuns sobre o uso do micro-ondas e as esclarecemos para vocês. Confira:

Afinal, posso ficar na frente do forno de micro-ondas ligado ou não?

É muito difícil que as micro-ondas saiam, mas pode acontecer. “Pode escapar um pouco, apesar das paredes do forno constituírem uma blindagem muito boa. Por isso, é recomendável não ficar olhando a comida esquentar ou cozinhar”, orienta a física Emico Okuno, professora sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Afinal, existe o risco teórico da pessoa que fica em frente ao micro-ondas ligado ser exposta às ondas que escapam do eletrodoméstico.

Aquecer os alimentos no micro-ondas aumenta o risco de câncer?

Não existem estudos que comprovem isso, especialmente porque o que faz com que o alimento aqueça é nada mais, nada menos do que água. “O micro-ondas caseiro só pode operar em uma certa frequência, a 2450 megahertz. Em uma molécula de água que tem o positivo e o negativo, as micro-ondas fazem com que a molécula fique rotacionando. Então, essa molécula de água vibrando produz calor e aquece o alimento”, explica o engenheiro de alimentos Marcelo Cristianini, professor da Universidade Estadual de Campinas.

Os alimentos perdem os nutrientes ao serem aquecidos no micro-ondas?

A quantidade de nutrientes que os alimentos perdem ao serem esquentados no forno de micro-ondas é semelhante àquela dos alimentos esquentados no fogão, quando a temperatura a que o alimento é exposto é a mesma em ambos os casos. “Contudo, alimentos com alto teor de gordura tendem a se oxidar mais facilmente no micro-ondas, mas não é algo muito significativo”, conta Marcelo Cristianini. Além disso, ao esquentar o alimento no fogão é possível ter um melhor controle da temperatura.

O que eu não posso colocar no micro-ondas?

Não é recomendado colocar objetos metálicos ou pratos de inox ou com frisos metálicos. “Isto devido à reflexão de micro-ondas nessas superfícies”, conta Emico Okuno. Também há alguns materiais que não resistem ao calor. Por isso, é importante observar na embalagem se aquele produto pode ir ou não no forno de micro-ondas.

Por que o centro da comida fica frio e o exterior quente?

É comum ao ser esquentado o alimento ficar frio no interior e quente no exterior. “A profundidade que as ondas de micro-ondas alcançam dentro dos alimentos é restrita, apenas um ou dois centímetros. Assim, a superfície aquece rapidamente e dentro não”, diz Marcelo Cristianini.

Além disso, há a questão da distribuição de água no alimento. As partes do alimento com mais água esquentarão rapidamente, enquanto outras áreas mais secas demoram um tempo maior. É o caso da lasanha, que ao ser esquentada no micro-ondas o molho esquenta antes da massa.

Por que o prato de micro-ondas gira?

Um dos grandes problemas do micro-ondas é a não uniformidade no aquecimento. “Como as ondas de espalham no micro-ondas de forma aleatória, fizeram a bandeja rotativa para aumentar a possibilidade de contato do alimento com essas micro-ondas”, explica Marcelo Cristianini. Assim, os alimentos são aquecidos de uma maneira mais uniforme.

É melhor cozinhar no micro-ondas ou no fogão?

Não há muitas diferenças entre a perda nutricional dos alimentos cozinhados no fogão e aqueles feitos no micro-ondas. Contudo, como no forno de micro-ondas a profundidade do aquecimento é baixa não é orientado cozer peças grandes, como carnes.

www.minhavida.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *