São Francisco do Glória: Mulher faz 109 anos

dona-germana O município de são Francisco do Glória vem se destacando também como a terra das mulheres centenárias e agora conhecemos a dona Germana Maria, 109 anos de idade. O próximo aniversário é no dia 01 de agosto.

Nascida em 01/08/1905, dona Germana tem uma vida simples, vida no campo, pacata, marcada pela simplicidade. Mãe de oito filhos biológicos e um de criação, viúva ainda quando jovem, criou os filhos sozinha; como profissão exercia atividades do campo e da casa e naquela época era parteira, lembrando-se de uma média de 24 partos feitos por ela. Atualmente vive na zona rural, Fazenda Boa Vista, junto com um de seus filhos Antônio Filho, com a nora Custódia Alves e três netos, Nayane, Nayan e Nayara Alves. Segundo sua filha, Alice Tereza de Jesus, sua mãe vive da maneira que sempre gostou, com contato com a natureza, com liberdade e com sabedoria. Ela se mostra totalmente lúcida, saúde controlada e com muita qualidade de vida. Quando questionada sobre o que gosta de fazer, dona Germana não se hesitou em falar que adora contar casos do passado, gosta de roça, de alimentar-se bem, demonstrou-se muito esperta, atenta a tudo que está ao seu redor, forrozeira típica sempre gostou de música e de dançar. Acredita que o segredo da longevidade é servir ao próximo, durante a entrevista dona Germana Maria disse: “a fé transforma a vida, que para a pessoa viver bem, tem que fazer caridade, saber perdoar, amar as pessoas, ajudar a todos e ser honesta”. E quanto tempo mais deseja viver, ela disse que o tempo de Deus é o seu tempo, que enquanto Deus quiser ela irá viver, e fará isso da melhor forma possível.

Dona Germana Maria e seus familiares foram convidados pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), para  comemorar o aniversário  de 110 anos dela  junto com o da ginástica “Terceira Idade em Movimento” dos “Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”  em São Francisco do Glória. Tanto a família quanto dona Germana acharam uma ótima ideia, aliás, há muita história e vida para se comemorar.

Além da dona Germana Maria,  há no município de São Francisco do Glória mais pessoas centenárias; “ fica aqui o convite para você que conhece alguém assim como dona Germana procure  a Secretaria Municipal de Assistência Social para conhecimento dessas histórias de vidas especiais e que devem ser sempre homenageadas”, disse a nossa colaboradora em São Francisco do Glória, Rosana Borges Miranda Pedrosa da Secretária Municipal de Assistência Social.

Com informações de Silvan Alves

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *