Manhuaçu: Município participa do Fórum sobre patrimônio e cidades

FORUM-CIDADESA capital mineira sediou entre os dias 10 a 12 de junho no teatro Izabela Hendrix, o VII Fórum Mestres e Conselheiros – Agentes Multiplicadores do Patrimônio – que teve como temática central “Patrimônio e Cidades”. O Governo de Manhuaçu esteve presente, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, sendo representada pela secretária Mariza Klein. Foram ofertados aos inscritos palestras, oficinas, grupos de trabalhos para debater o tema, já que a conservação urbana é uma parte importante das políticas de patrimônio há pelo menos meio século.

De acordo com o Fórum, o que se busca é a conservação urbana sem que se pare a vida ou que transforme as cidades em museus, mas em pensar na preservação e na melhoria da qualidade de vida, o que abrange tanto as áreas consideradas “históricas” quanto àquelas mais novas. “Isso não significa somente algum bem tombado. Significa que patrimônio vai muito além, e pode ser uma música, por exemplo. Aqui em Manhuaçu temos como símbolo da cidade a flor de manacá, que eu quero resgatar para enfeitar a cidade. A flor de manacá pode ser um patrimônio cultural nosso, porque tem um decreto falando que é um símbolo do município” – explica Mariza Klein.

Falar de patrimônio e cidades, significa discutir questões amplas como a memória social, o sentido dos lugares e a identidade, a qualidade do ambiente urbano, entre outros pontos. Além das palestras, a secretária de Cultura e Turismo participou da oficina de Educação Patrimonial, e deseja que esse conhecimento seja multiplicado. “Então trabalhamos além do patrimônio cultural a educação de patrimônio cultural, já estudo uma forma de implantar nas escolas de Manhuaçu, para podermos também passar para as crianças o que é um patrimônio cultural” – relata a secretária.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável – MACPS – da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais; Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável – IEDS; Promotoria Estadual em Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais – MPE, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA e Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, o seminário reuniu pesquisadores e estudantes das áreas ligadas à preservação do patrimônio cultural e do planejamento urbano, bem como os diversos agentes do patrimônio – membros dos conselhos municipais do patrimônio, educadores e demais pro¬fissionais envolvidos com as políticas públicas de promoção dos bens culturais.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *