Manhuaçu: VISA inutiliza duas toneladas de alimentos apreendidos

visa-1 visa2 visa3O Governo de Manhuaçu, por meio do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, promoveu na sexta-feira, 12/06, na Usina de Compostagem de Resíduos, o descarte e inutilização de produtos alimentícios apreendidos em estabelecimentos comerciais, considerados impróprios para o consumo humano.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, bióloga Maria Lucia Gomes Dutra Rocha, informou que cerca de duas toneladas de produtos acumulados em 45 apreensões realizadas entre março e este mês de junho, principalmente em mercearias e lanchonetes, foram inutilizados. “Chamou a atenção desta vez a grande quantidade de produtos de origem animal como mussarela com selo de inspeção falsificado, carne sem rotulagem e produtos vencidos também” – lembrou a bióloga.

No caso dos produtos de origem animal, a preocupação da Vigilância Sanitária é que o problema dificilmente pode ser percebido. “O consumidor vê um queijo, uma mussarela bonita, bem embalada, com selo de inspeção, acredita que o produto está apto para o consumo e nós constatamos esta fraude em selo de inspeção federal inclusive” – destacou Maria Lúcia.

A inutilização dos alimentos foi acompanhada por fiscais da Vigilância Sanitária e técnicos do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária – e da EMATER – Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural. “São na verdade sete entidades representativas que acompanham para comprovar que os produtos apreendidos são inutilizados, dando essa clareza para a população” – disse Maria Lucia lembrando que todas as apreensões foram realizadas em trabalhos de rotina, poucas foram feitas após denúncia.

Trabalho constante

A Vigilância Sanitária, formada por uma equipe de oito pessoas com trabalho contínuo planejado anualmente, busca a promoção e proteção da saúde pública. Por ser Manhuaçu um município polo que atrai pessoas de toda a região na prestação de serviços, com uma população circulante considerada grande, o trabalho acaba beneficiando um número maior de pessoas.

A vigilância sanitária fiscaliza também estabelecimentos de serviços de saúde e relacionados ao meio ambiente. No total, o setor é responsável pela fiscalização de cerca de 3.500 estabelecimentos cadastrados no município, incluindo consultórios, clínicas, salões de beleza, barbearias, entre outros. Destes, 1.400 comercializam alimentos.

Além dos trabalhos diários, a equipe da Vigilância Sanitária faz inspeções noturnas e em finais de semana. No caso de apreensão de medicamentos ou produtos químicos, eles são descartados de maneira diferenciada com empresas habilitadas.

O setor de Vigilância Sanitária funciona na Rua Melin Abi Akel, número 233, no bairro Todos os Santos, subida da Secretaria de Saúde, aberto diariamente entre sete e 17 horas. Quem quiser acionar os fiscais pode ligar para o telefone 3332 3580 ou no email vigsaudemanhuacu@yahoo.com.br.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *