Manhuaçu: Reunião de pactuação define indicadores 2015 na saúde

pactuaçao2 pactuaçaoO Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na terça-feira, 02/06, reunião envolvendo os coordenadores dos vários setores da pasta. O objetivo foi a pactuação dos indicadores, com definição de metas que devem ser trabalhadas até o final do ano, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a reunião foi organizada pelo Setor de Planejamento e contou com a participação de vários coordenadores e ainda do secretário José Rafael. Segundo Ana Ligia de Assis, do núcleo de planejamento, todo ano o Ministério da Saúde determina o levantamento de vários indicadores, para avaliação e monitoramento das ações nos municípios.

Durante o encontro, foram apresentados os índices alcançados nos últimos anos, a proposta do Ministério da Saúde em cada setor e a definição da meta a ser cumprida até o final deste ano. “Nós optamos pela realização de uma oficina, para que todos os coordenadores entendam que é com a união de todos os setores que nós vamos conseguir chegar a uma meta que é a melhor assistência prestada ao nosso usuário” – destacou. Para Ana Ligia, toda a equipe tem que estar comprometida e envolvida no resultado final dos indicadores. “Se há problema em um dos elos dessa corrente o trabalho final que é a assistência prestada vai ter algum entrave ou alguma dificuldade ou até mesmo não ser realização” – afirmou.

As metas de indicadores a serem alcançados nos vários setores e no combate ou atenção a doenças, são lançadas pelo Ministério da Saúde, sempre com a tendência para melhorar. A pactuação, dentro da proposta nacional, busca aumentar ou reduzir os índices.

Tempo curto para cumprir metas

Desta vez, como o Ministério da Saúde lançou a pactuação no meio do ano, os coordenadores em Manhuaçu terão que correr para cumprir as metas de alguns indicadores definidos. “Meio ano já aconteceu sem a gente ter um controle efetivo sobre esses indicadores. A partir de hoje, que todos já têm ciência, planos de ações vão ter que ser construídos e desenvolvido para que a gente possa alcançar nossa meta” – disse Ana Lígia.

A participação nas discussões pelos coordenadores foi considerada efetiva pelo Setor de Planejamento da Secretaria de Saúde. As discussões provocadas por alguns índices e pontos de vistas colocados pelos presentes foram consideradas importante, afirmou Ana Lígia, destacando que do encontro vão sair outras negociações e planos de ações para alcançar o resultado definido.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *